776kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Revelada a explosão evolutiva das aves depois do fim dos dinossauros

Este artigo tem mais de 5 anos

A análise da informação genética de 48 espécies de aves ajudou a criar uma nova árvore evolutiva para este grupo. De umas poucas linhagens iniciais, o grupo das aves tornou-se um dos mais diversos.

i

Sam Greenwood/Getty Images

Sam Greenwood/Getty Images

Como é que de uns quantos ancestrais comuns foi possível dar origem ao mais diverso grupo de animais vertebrados terrestres – as aves? Para encontrar a resposta, que se esconde na genética, um grupo de 200 cientistas ligados a 80 instituições em 20 países juntou-se num consórcio – Avian Phylogenomics Consorcium. O objetivo era tentar analisar e comparar a informação genética de 48 espécies de aves. Da investigação resultaram até ao momento 29 artigos publicados quase em simultâneo, em revista como a Science, Genome Biology, GigaScience entre outras.

Saber por que ordem aparecem os genes no ADN de cada uma das espécies permitiu aos cientistas desenhar a árvore da classe das aves – árvore filogenética – e perceber que, depois da extinção dos dinossauros e de muitas outras espécies há 66 milhões de ano, as linhagens de aves que sobreviveram deram origem a mais de 10 mil espécies. Comparando o genoma de várias espécies foi possível responder a várias perguntas como a evolução dos cromossomas sexuais, a análise do voo a nível molecular, a perda dos dentes ou a aprendizagem vocal, lê-se na página do consórcio.

Passe o rato e clique em cima dos pontos na fotografia para saber mais sobre a investigação realizada. Fotografia: Rodrigo Arangua/AFP/Getty Images

As 48 espécies de aves foram escolhidas de forma a “representarem o melhor possível os grupos que existem”, explicou ao Observador Agostinho Antunes, investigador no Centro Interdisciplinar de investigação Marinha e Ambiental (Ciimar). “A ideia era ter os grandes grupos, mas também as espécies que têm características únicas, que têm interesse económico ou que servem de modelos na saúde humana.” O investigador revelou que há intenções de que se aumentem o número de espécies analisadas no futuro.

Quando comparado o material genético das aves com o dos répteis, os investigadores verificaram que o ADN das aves tem menos sequencias repetidas e que perderam centenas de genes durante a evolução, lê-se no comunicado de imprensa do Ciimar. Este genoma “mais leve” ou “mais compacto” aparece sobretudo nas aves que voam, explicou Agostinho Antunes e pode ter uma relação funcional direta com o voo visto que o genoma dos morcegos também é mais compacto quando comparado com o dos outros mamíferos.

1251385fig1-2

Árvore evolutiva das aves: os nós ligam linhas que representam grupos relacionados. Quanto mais à direita estiver o nó, mais recente é a divergência dos dois grupos – Zhang et al., Science/AAAS

A equipa de nove investigadores liderada por Agostinho Antunes inclui investigadores do Ciimar, Faculdade de Ciências e Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, todos ligados à Universidade do Porto. O foco foi em particular no estudo de determinadas famílias de genes que permitem explicar porque é que as aves têm um esqueleto mais leve, como desenvolveram a visão a cores, onde se originam os padrões de coloração das penas ou a imunidade e resistência a doenças, conforme referido em comunicado de imprensa.

A colaboração internacional é liderada por Guojie Zhang do Banco Nacional de Genes (BGI) na China, Erich Jarvis, da Universidade de Duke nos Estados Unidos da América, e Thomas Gilbert do Museu de História Natural da Dinamarca. Para Guojie Zhang o mais difícil não foi a sequenciação genética dos genomas, que se fez em seis ou sete meses, mas o processamento de todos os dados que levou mais três anos e meio, referiu The Scientist. A equipa teve de desenvolver novos algoritmos que lhe permitisse analisar todos os dados que tinham, mas mesmo assim, se o trabalho tivesse sido feito num único computador, levaria cerca de 400 anos a estar finalizado.

Assine a partir de 0,10€/ dia

Nesta Páscoa, torne-se assinante e poupe 42€.

Não é só para chegar ao fim deste artigo:

• Leitura sem limites, em qualquer dispositivo
  • Menos publicidade
  • Desconto na Academia Observador
  • Desconto na revista best-of
  • Newsletter exclusiva
  • Conversas com jornalistas exclusivas
  • Oferta de artigos
  • Participação nos comentários

Apoie agora o jornalismo independente

Ver oferta

Oferta limitada

Apoio ao cliente | Já é assinante? Faça logout e inicie sessão na conta com a qual tem uma assinatura

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Assine a partir