Evolução Humana

Estudo: homem evoluiu em ecossistemas diferentes

Investigação liderada pela Universidade do Utah sugere que a maior parte da evolução humana ocorreu em ecossistemas diferentes dos encontrados hoje, com base na análise de mamíferos e fósseis.
Corpo Humano

Ser humano perde músculos desenvolvidos em embrião

Uma investigação da Universidade de Howard (Washington, Estados Unidos), liderada por investigador português, revela que o ser humano desenvolve em embrião músculos que já não existem quando nasce.
Evolução Humana

Incesto na origem da morte dos neandertais

Não foi só a chegada do Cro-Magnon, mais apto a sobreviver, que condenou os neandertais. Eles tinham anomalias genéticas porque mantinham relações sexuais com membros da própria família.
Stephen Hawking

Os "super-humanos" de Stephen Hawking

Num livro póstumo que será editado esta semana, o físico inglês defende que num futuro próximo, os "ricos" vão modificar o ADN dos seus filhos para criarem uma raça superior de Humanos

Há 80 mil anos, o Homem povoou todo o planeta

Uma série de estudos publicados recentemente esclarecem a história de como o ser humano povoou todo o planeta Terra. Foi há 80 mil anos, numa grande migração, a partir do coração de África.
Evolução Humana

Europeus foram negros até há pouco tempo

Um estudo concluiu que os primeiros indivíduos de tez clara só surgiram na Europa há 13 mil anos, muito, muito tempo depois de os primeiros Homo sapiens terem chegado ao continente.

Carne cortada, legumes esmagados e evolução humana

O Homo erectus era muito diferente dos ancestrais, incluindo nos comportamentos. Aproveitou as ferramentas que tinha à disposição e tornou o momento da refeição uma tarefa muito mais fácil.
Evolução Humana

Genes de Neandertal deram resistência e alergias

Quando o homem vindo de África chegou à Europa e à Ásia, já os humanos que por cá andavam se tinham adaptado ao ambiente. Os genes que nos passaram estimularam o sistema imunitário.
Evolução Humana

Homem do gelo. Bactérias no estômago dão pistas

As bactérias Helicobacter pylori vivem com o homem há milhares de anos e podem fornecer pistas sobre as migrações humanas. Agora, foram descobertas no estômago de Ötzi, o homem do gelo.
Evolução Humana

Há um lago no Quénia com mistérios para descobrir

Os ossos de um menino de 8 anos no Lago do Turkana, no Quénia, estão a intrigar investigadores. Já antes os membros de um Homo Rudolfensis causaram surpresa. O lago de África é objeto de investigação.

Humanos chegaram à China há mais de 80 mil anos

Pensava-se que o homem moderno tinha seguido para a China depois de uma tentativa frustada de entrar na Europa, mas pode não ter sido bem assim. Parece que primeiro os humanos ocuparam o sul da China.
Evolução Humana

Os chimpanzés abanam mais as ancas quando andam

Pensava-se que os chimpanzés mantinham o tronco rígido quando se deslocam sobre os dois membros posteriores, mas uma equipa de investigadores veio demonstrar que eles têm mais mobilidade do que isso.
Evolução Humana

Humanos de Atapuerca: robustez e cérebro pequeno

O estudo do conjunto de ossos dos humanos de Sima de los Huesos permitiu perceber que partilhavam semelhanças com os neandertais, mas também diferenças. E o tamanho do cérebro é a mais flagrante.
Evolução Humana

Será que temos mãos primitivas?

Pensar que o homem é mais evoluído que os restantes animais é uma ideia errada - temos as mãos parecidas com os nossos antepassados e foram os chimpanzés que mais divergiram.
Evolução Humana

Será este o elo que faltava da evolução do Homem?

O fóssil do que será a mais antiga espécie do género Homo foi encontrado na Etiópia. É o mais antigo do Mundo, com 2,8 milhões de anos, e pouco mais novo que o mais recente Australopitecus.
Antropologia

Divisão de tarefas entre sexos já na pré-história

Já era conhecido que entre os caçadores-recoletores homens e mulheres tinham tarefas diferentes. Agora foi possível confirmar que entre os neandertais acontecia o mesmo.
Explica-me

Explica-me: A Lucy faz 40 anos

A descoberta deste exemplar em 1974 mudou a forma como se encarava a evolução do homem.

Que humano é este?

Os ossos descobertos em 2013 misturam traços de duas espécies de humanos. Os cientistas são cautelosos ao falarem de uma espécie nova e apontam outras possibilidades.
Evolução Humana

Descoberto contemporâneo dos homens primitivos

Num importante sítio arqueológico espanhol foram encontrados 17 crânios que, apesar de se assemelharem a neandertais, podem ter evoluído antes destes.
Evolução Humana

Ninfa desvenda origem dos americanos

A descoberta de um esqueleto quase completo e do qual foi possível retirar ADN permite confirmar que os primeiros humanos na América e os índios tiveram origem na mesma população asiática.
A página está a demorar muito tempo.