Todos os anos a Antarctic Heritage Trust, uma fundação financiada pelo Reino Unido e pela Nova Zelândia, que mantém um museu, uma loja e um posto dos correios na Antártica procura quatro pessoas para trabalhar nestas instalações durante o verão desta região – que acontece entre novembro e março. Para além de receber os mais de 18 mil turistas que chegam todos os anos a Port Lockroy para curtas estadias, há ainda que tomar conta dos pinguins e viver sem água, eletricidade e aquecimento, com comunicações limitadas.

Os quatro postos de trabalho estão abertos a todas as nacionalidades e alguns dos requisitos são experiência comercial, conhecimentos de inglês e outra língua e capacidade de adaptação a situações – uma das perguntas para os interessados é se “estão preparados para não tomar banho durante um mês e viver perto de 2.000 pinguins malcheirosos”. A viagem, tal como todas as despesas durante os cinco meses de trabalho, são pagos pela Antarctic Heritage Trust e o salário é de 1.100 libras por mês, cerca de 1480 euros.

Os milhares de turistas que nesse período chegam a Port Lockroy, vêm em cruzeiros – numa média de dois por dia – e cabe aos trabalhadores mostrarem o museu e falarem um pouco sobre a Antártica, as suas condições meteorológicas e os animais que aí habitam. Já ao posto de correio, chegam cerca de 70 mil cartas e encomendas durante o verão.

As inscrições para estes quatro postos de trabalho abriram na segunda-feira e os interessados podem candidatar-se até 27 de fevereiro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR