Há uma forma de desligar o iPhone de outra pessoa sem sequer tocar nele. Se enviar uma mensagem com caracteres diferentes do abecedário romano para um telemóvel da marca Apple, é bem provável que o software colapse e o dispositivo se reinicie.

A descoberta foi feita por um grupo de utilizadores da rede social Reddit. O ataque é causado por um erro na forma como o sistema operativo (iOS) processa os textos feitos como caracteres árabes. Quando a mensagem de texto é recebida e a aplicação lança uma notificação, os caracteres são abreviados para caberem no ecrã. Se entre o texto abreviado houver um conjunto específico de caracteres em árabe (ou chinês), por exemplo, o telemóvel (ou o iPad e iPod) desliga-se.

O The Guardian fez a experiência e diz que “a sequência de texto é muito específica e é, portanto, altamente improvável que seja replicada por acidente”. Algumas pessoas ficaram mesmo sem serviço de mensagens, porque o erro permaneceu no telemóvel. Outras, reportaram que bloquear as notificações de mensagens ou enviar uma fotografia para o contacto que enviou a mensagem, o que permite chegar ao histórico desse contacto e eliminar a mensagem com o bug.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto a Apple já esclareceu, através de um breve comentário, que tem conhecimento do problema e que este será corrigido em breve.

Os dispositivos Android também não estão livres deste tipo de erros: no ano passado foi identificado um bug em que o envio de uma mensagem com o símbolo “=” fazia o telemóvel reiniciar. Neste caso, o problema não se alastrava e, assim que se ligava, o smartphone não apresentava anormalidades.

 

Notícia atualizada às 23h50 (esclarecimento da Apple).