Miguel Sousa Tavares terá investido no Grupo Espírito Santo cerca de dois milhões de euros em unidades de participação do fundo ES Liquidez, num total de cinco movimentos bancários feitos ao longo do ano de 2013. Os dados são do semanário Sol, que teve acesso a sete listas de clientes do Banco de Portugal onde constam os nomes e números de contribuinte de todos os que investiram no grupo. O nome do escritor e jornalista aparece cinco vezes mas, segundo explicações dadas ao mesmo jornal, Sousa Tavares não sabia. “Nunca, com o meu conhecimento ou autorização, fui investidor de produtos do BES e do GES”, diz.

Próximo de Ricardo Salgado, com quem tem ligações familiares, Miguel Sousa Tavares garante que sempre deu ordens aos seus gestores de conta para “jamais comprarem produtos do próprio banco ou de empresas a ele associadas”, conforme explicou em declarações àquele semanário publicadas na edição desta sexta-feira, acrescentando que “nunca” foi “investidor de produtos do BES ou do GES”, pelo menos não com o seu “consentimento ou autorização”.

E defende-se com o desconhecimento sobre o fundo. Diz que não sabia o que era aquela aplicação começada por ES e que, mesmo quando via no extrato bancário o seu dinheiro ali colocado e perguntava de que se tratava, o que lhe diziam era que “a designação [ES] não tinha nada a ver com produtos ou empresas do grupo, que eram assim designadas por se tratarem de carteiras de gestão montadas pelo banco e nada mais”.

Mas tinha. Como chegou a explicar o presidente da Comissão de Mercado de Valores Mobiliárias, Carlos Tavares, o fundo ES Liquidez começou por ser um fundo pequeno em 2011, onde os ativos do GES não eram maioritários, mas foi crescendo exponencialmente ao longo do tempo. A meio do ano tinha “um total de 8 milhões de ativos dos quais uma parte relativamente pequena era GES”. No final desse ano, em dezembro, já teria 108 milhões de euros e dois anos depois, em junho de 2013, tinha 1.824 milhões, dos quais 1.6 estavam em sociedades do GES. Ou seja, na altura em que Miguel Sousa Tavares terá colocado o seu dinheiro no fundo, entre o final de 2012 e o final de 2013, a exposição ao GES já era muito elevada.

A CMVM impôs por isso limitações à entidade do GES que fazia a gestão do fundo, a ESAF, obrigando a que reduzisse a exposição ao GES até 20%. Perante as restrições, o BES terá começado a vender dívida nos seus balcões através do papel comercial, prejudicando inúmeras pessoas neste esquema. Mas esse não foi o caso de Sousa Tavares, que não chegou a trocar a ES Liquidez por papel comercial da ESI, não tendo por isso perdido o dinheiro.

Há duas semanas, quando o mesmo semanário noticiou pela primeira vez que o jornalista e compadre de Ricardo Salgado tinha investimentos avultados no grupo da família Espírito Santo, Miguel Sousa Tavares negou a notícia e publicou um direito de resposta dizendo que “nunca” tinha investido “nem sequer dois euros em qualquer produto ou empresa do Universo BES ou GES”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR