457kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Grupo Espírito Santo

Justiça

CSM atento a infração grave imputada a Ivo Rosa

Em causa está a anulação de uma decisão do juiz Carlos Alexandre de arresto de uma conta bancária no valor de 700 mil euros titulada pela mulher do ex-banqueiro Ricardo Salgado.
Noticiário

16h. Queda do BES. Mais 5 arguidos no processo

Maria Beatriz Páscoa, Frederico Ferreira, Luís Miguel Neves e Rui Santos, estão indiciados pelos crimes de abuso de confiança e burla qualificada. Alexandre Casado Monteiro responde só por burla.
Ricardo Salgado

Secretária diz que saúde de Salgado se degradou

"Não tem nada a ver com o Ricardo Salgado que conheci toda a vida": a secretária do ex-banqueiro revelou que o estado de saúde antigo presidente do Grupo Espírito Santo está a degradar-se.
Operação Marquês

Ricardo Salgado chama tio de 102 anos a tribunal

António Ricciardi foi presidente do conselho superior do GES. Na semana passada, invocando os 77 anos de Salgado e a pandemia de Covid-19, defesa do ex-banqueiro pediu adiamento do julgamento.
Grupo Espírito Santo

12,8 milhões para Salgado enquanto o BES afundava

Entre 2008 e 2014, o antigo banqueiro terá recebido 12,8 milhões de euros em contas no estrangeiro. Uma delas designou de "Popcorn". Acusação fala em "total desconsideração pela situação do GES".
Caso BES

Morreu um dos principais arguidos do caso BES

Era o controller do Grupo Espírito Santo e próximo de Ricardo Salgado. Esteve envolvido nas principais irregularidades sob investigação e tinha sido constituído arguido logo em 2015
Grupo Espírito Santo

Como “Ninita” se tornou a portuguesa mais rica

Bisneta, neta, sobrinha e filha única, casada com um primo que liderou os Espírito Santo. Herdou várias fortunas mas manteve uma vida quase invisível. A saga e as fotos inéditas de Maria do Carmo.
Grupo Espírito Santo

Morreu a matriarca da família Espírito Santo

A viúva de Manuel Ricardo Espírito Santo, homem que presidia ao BES durante a revolução, morreu esta quinta-feira, avançou o Eco. Em 2010 era a mulher mais rica de Portugal, com 510 milhões de euros.
Grupo Espírito Santo

Clientes do Espírito Santo no Dubai perdem 630ME 

Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. Cliente perderam todo o dinheiro.
Grupo Espírito Santo

Luxo, intriga, poder. A casa dos Espírito Santo

Da estadia dos duques de Windsor cercados por espiões aos casamentos e Natais da família. As histórias (e as plantas) do palacete de Verão comprado por Ricardo Espírito Santo há oito décadas.
Grupo Espírito Santo

As herdades de 884 milhões dos Espírito Santo 

Propriedades no Paraguai podem valer até 884 milhões de euros e não foram alvo de arresto no processo de insolvência do GES. Consultora Deloitte está a tentar vendê-las.
Novo Banco

As noites mal dormidas de Ricardo Salgado

Enquanto os portugueses carregam a sobrevivência do Novo Banco montanha acima, o Dr. Ricardo Salgado ocupa o tempo de antena que lhe resta a desconsiderar a inteligência de quem, ainda, o escuta.
Corrupção

Nem o principal legado de Passos Coelho sobrevive?

Haverá alguma coisa mais desmotivadora para quem está a começar um negócio e a arriscar num investimento incerto do que a sensação de que a única forma de ter sucesso é ter bons contactos políticos?
Lesados do BES

Lesados do BES dizem-se "enganados e traídos"

O Grupo de Lesados do Novo Banco manifestou-se em Lisboa contra a solução alcançada pela Associação dos Enganados e Indignados do Papel Comercial, dizendo-se "enganados e traídos".
Corrupção

Saco azul. Salgado terá recebido 25 mil euros/mês

"Ricardo Espírito Santo #REF 25.431 euros". O nome do banqueiro aparece assim numa lista de pagamentos mensais da Espírito Santo Enterprises. Era o valor mais elevado.
Ricardo Salgado

Defesa nega "plano criminoso" de Salgado

Advogados do ex-líder do BES criticam capa da revista Sábado sobre "plano criminoso" de Ricardo Salgado para a Venezuela e apelam à PGR para "colocar termo à permanente violação do segredo de justiça"
Crise no GES

O número da Besta

Vale a pena recordar o que se passou na Assembleia Geral do BES de Março de 2009 e como nela o conselho de administração iludiu os pequenos accionistas com o beneplácito da CMVM. É toda uma lição.
Investigação

Frasquilho recebeu o dobro do 'saco azul' do GES

'Saco azul' pagou cerca de 98 mil euros ao chairman da TAP, pais e irmão. Pagamentos a familiares eram frequentes no GES. Objetivo era a “dissimulação de fluxos”, diz o MP. Frasquilho garante que não.
Caso BES

Grupo Espírito Santo alvo de novas buscas

O Ministério Público está novamente a fazer buscas ao Grupo Espírito Santo. Foram recolhidas provas em residências, empresas e entidades bancárias no continente e na Madeira.
Crédito

GES e Rio Forte. Mais tempo para reclamar créditos

O prazo para a reclamação de créditos na Espírito Santo e Rio Forte, duas das empresas do Grupo Espírito Santo, foi prolongado até 30 de setembro, informaram as companhias.
Grupo Espírito Santo

Juiz manda arrestar contas com mais de mil milhões

Jornal de Notícias avança que a ordem do juiz Carlos Alexandre abrange novas contas de suspeitos do caso GES descobertas recentemente e que pretende garantir eventual pagamento de coimas.
Panama Papers

Jornalistas da lista do GES devem ser revelados

O Sindicato dos Jornalistas pede ao diretor do Expresso para revelar o nome dos mencionados "jornalistas" que fazem parte da lista de pagamentos alegadamente feitos pelo Grupo Espírito Santo.
Caso José Veiga

As ligações de Veiga a membros do Governo do Congo

As relações do ex-empresário de futebol com diversos titulares de cargos políticos estão a ser investigadas. Ex-responsáveis do Grupo Espírito Santo conheciam ligações de Veiga ao presidente do Congo.
Operação Furacão

Saiba quem pagou para não ser acusado

Farmacêuticas, imobiliárias, construtoras, tabaqueiras ou químicas. Poucos sectores escaparam ao útimo caso da Operação Furacão, que já recuperou mais de 160 milhões em impostos em falta.
Operação Furacão

Furacão. Sociedade do GES acusada de fraude fiscal

Mais de dez anos depois da eclosão o caso Furacão aproxima-se do final. A ESGSER, uma sociedade do Grupo Espírito Santo, está no centro da última acusação por fraude fiscal qualificada.
Crise no GES

Ex-responsável do risco do BES acusa Salgado

O ex-responsável pelo risco do BES, Joaquim Goes, diz ao Banco de Portugal que Ricardo Salgado e Morais Pires fizeram "conluio" e esconderam dados sobre emissão de papel comercial da ESI.
Crise no GES

Sousa Tavares dá mais explicações sobre caso GES

O escritor diz que se quisesse ter investido no GES, tê-lo-ia feito de forma direta; diz que está a ser "um alvo colateral" e queixa-se de violação de sigilo bancário.
Crise no GES

Sousa Tavares tinha 2 milhões no GES mas não sabia

Escritor terá investido no GES em 2013, através do fundo ES Liquidez. No total foram 2 milhões de euros, diz o semanário Sol. Mas Sousa Tavares diz que nunca "soube" nem "nunca autorizou".
Caso BES

Investigação BES. Cronologia de um mistério

Desde que o caso BES rebentou já houve cinco operações no terreno: três buscas e dois arrestos. Há uma equipa especial no MP a investigar e apenas dois arguidos. Tudo o resto, é um imenso mistério.
Comissão de Inquérito BES

GES. Fica por contar a origem da espiral da dívida

Prejuízos de 5,3 mil milhões, dívida superior a oito mil milhões e fatura anual de 400 milhões em juros, são os números negros do Grupo Espírito Santo. A história por trás da espiral ficou por contar.
BES

Plano Salgado para salvar GES funcionava no papel

Plano de reestruturação da área não financeira do Espírito Santo foi posto à prova pela PwC. Tinha altos riscos de execução e foram impostas perdas, mas o GES parecia ser viável em 2023, no papel.
Crise no GES

BES. Auditoria já seguiu para o Ministério Público

Banco de Portugal enviou esta quinta-feira a auditoria feita pela Deloitte à gestão do Banco Espírito Santo, antes do colapso do banco. A gestão terá praticado quatro atos dolosos de gestão ruinosa.
Grupo Espírito Santo

Portugal e Brasil: Tailandeses com hotéis Tivoli

O grupo tailandês MINT comprou seis hotéis do grupo Tivoli, dois no Brasil e quatro em Portugal, e vai dar continuidade à marca no mercado brasileiro, informou a Tivoli Hotels & Resorts em comunicado.
Comissão de Inquérito BES

Recusou auditoria para manter relação com Salgado

O ROC de várias empresas do GES, Macedo Pereira, fez assessoria fiscal a Salgado e revela: foi o ex-presidente do BES que quis declarar ao Fisco o pagamento de José Guilherme como uma liberalidade
Novo Banco

Novo Banco recupera créditos a empresas do GES

Nem tudo o que é crédito a empresas do GES é mau. Eduardo Stock da Cunha quer, segundo o Jornal de Negócios, recuperar para o balanço do Novo Banco alguns créditos a empresas produtivas.
Crise no GES

Costa tranquilizou Governo sobre BES a 7 de julho

Em carta de resposta a Maria Luís Albuquerque, Carlos Costa dizia que a situação do BES era "robusta". Faltavam três semanas para o banco ser alvo de resolução.
Espírito Santo Saúde

Beatriz Ângelo, uma das pérolas da ES Saúde

Em vésperas da venda da ES Saúde, visitámos o hospital que ficou em 4.º no ranking dos hospitais públicos e conhecemos o modelo de gestão. Mas nem tudo são rosas
Crise no GES

GES aconselhou clientes a manter dinheiro na Suíça

Grupo Espírito Santo escreveu uma carta aos depositantes com contas na Suíça onde aconselhava a manterem o dinheiro naquele país. Família, no entanto, apressou-se a transferir dinheiro para Portugal.
Crise no GES

Tribunal rejeita gestão controlada do GES

O Tribunal do Luxemburgo rejeitou os pedidos de gestão controlada do Espírito Santo Financial Group (ESFG) e da Espírito Santo Financière (ESFIL), empresas do Grupo Espírito Santo (GES).
Grupo Espírito Santo

Salgado recusou explicar "presente" de 14 milhões

Por ser um assunto do "foro pessoal", o então presidente da Comissão Executiva do BES recusou-se a dar explicações sobre os 14 milhões que recebeu do construtor civil José Guilherme.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.