São imagens que não deixam ninguém indiferente. A revista National Geographic já escolheu as sete melhores fotografias da Traveler Photo Contest de 2015, um concurso anual que só nesta edição recebeu mais de 17 mil imagens de fotógrafos de todos os cantos do mundo.

O grande vencedor acabou por ser Anuar Patjane, que conseguiu captar um momento entre uma baleia-jubarte e a sua cria. Para ter uma ideia da dimensão deste “bichinho”, a baleia preta ou baleia de bossa, como também é conhecida, é um mamífero que pode atingir os 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas.

Mas nem isso desviou o fotógrafo da sua missão: chamar a atenção para a necessidade de tornar a Roca Partida, no Arquipélago de Revillagigedo, México, património natural da UNESCO, de forma a “aumentar a proteção das ilhas” (e das espécies marítimas) contra as “corporações de pesca ilegais e contra a pesca desportiva”.

Ainda assim, o melhor mesmo é dar uma espreitadela nas outras imagens. Acredite que vale mesmo a pena. E se quiser ver também as outras fotografias que foram a concurso pode consultá-las aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR