Durante a ascensão nazi na Alemanha, e depois em plena Segunda Guerra Mundial, formou-se, no coração dos Estados Unidos, uma comunidade com centenas de americanos de ascendência alemã. Mas esta povoação, chamada Yaphank, a 100 km de Nova Iorque, tinha uma característica. As ruas tinham os nomes de, por exemplo, Adolf Hitler, Hermann Goering, Joseph Goebbels e de outras figuras do Terceiro Reich e os uniformes pretos e as bandeiras vermelhas e com a suástica no meio que começavam a encher as cidades europeias, preenchiam também todos os cantos daquela vila. 

rua adolf hitler em Yaphank

A rua Adolf Hitler foi renomeada no final da Segunda Guerra Mundial, à semelhança de outras com os nomes de vários líderes nazis. BETTMANN/CORBIS

Depois do final da Grande Guerra, e da queda do regime nazi, o Governo americano expropriou as terras e as ruas foram renomeadas. Todas as manifestações ideológicas do nacional-socialismo terminaram com o fim do Terceiro Reich. Mas certas características mantiveram-se. É que nos anos 60 a German American Settlement League, um grupo com tendências nazis, decidiu recuperar a zona. Sem conseguir toda a área, voltou a controlar um pequeno terreno com cerca de 50 casas. E os requisitos para aí se viver remetem aos tempos da hegemonia ariana.

Isto porque, as pessoas que se queiram mudar para este bairro têm que provar a sua ascendência branca e origem alemã. A situação veio a público depois de uma denúncia de um casal que aí vivia.

Como contou o New York Times, Philip Kneer e Patricia Flynn-Kneer, ambos descendentes de alemães, foram para tribunal alegando que a German American Settlement League promove práticas discriminatórias violando a lei imobiliária americana que protege o dono ou arrendatário de uma casa da discriminação. Isto porque o casal quer agora vender a sua casa. Mas, segundo os mesmos, a organização está a tornar o negócio impossível: qualquer anúncio da intenção de realizar a venda no mercado é estritamente proibido, isto porque, apenas os membros do grupo podem comprar a casa. De acordo com o que revelaram o casal Kneer ao jornal americano, só isso permite a preservação de uma vizinhança totalmente branca: “Aqui sentimo-nos como uns animais em cativeiro. É terrível para toda a gente – para os miúdos, para nós e até para os cães”.

Mas as queixas não se ficam por aqui. Os Kneer recolheram também algumas fotografias de uma manifestação nos anos 30 dos Camisas Negras italianas mesmo em frente ao pátio daquela que é hoje a sua casa (este grupo transformou-se numa organização militar e foi fundada pelo ditador Benito Mussolini como uma violenta arma política contra os seus adversários. O nome com que o grupo ficou conhecido deveu-se ao uniforme preto). Para além disso, é ainda relatado uma fotografia recente de um medalhão numa bandeira alemã presente no clube da comunidade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR