O Twitter belga foi literalmente invadido por gatinhos, no domingo à tarde, depois de a polícia belga ter pedido a todos os cidadãos que permanecessem em casa, por razões de segurança, e que não divulgassem detalhes sobre a operação a decorrer em Bruxelas, num fim de semana que esteve sob alerta máximo de segurança.
A polícia, à procura dos suspeitos dos atentados de Paris, pediu silêncio a todos os meios de comunicação, para que os suspeitos ficassem “às escuras”, sem informações sobre o que aquilo que estava a acontecer. A população belga decidiu também reagir, em massa, através da partilha de vídeos e de fotos de gatos, numa tentativa de confundir os terroristas nas redes sociais e não partilhar localizações e pormenores que pudessem auxiliar e dar pistas aos terroristas.
As autoridades oficiais agradeceram, depois, a resposta positiva de todos os cidadãos e da imprensa ao pedido da polícia.
Thanks to the media and citizens for their silence online as asked during the juridicial intervention tonight #BrusselsLockdown
— CrisisCenter Belgium (@CrisiscenterBE) November 22, 2015
Ao invés de alimentar informação ou especulação sobre o que estaria a acontecer em Bruxelas, a hashtag #BrusselsLockdon acabou por ser partilhada consecutivamente, com humor.
BRU Airport operations are normal #BrusselsLockdown pic.twitter.com/9nPeK7IXmc
— starflyergold ???? (@starflyergold) November 22, 2015
Don't share info on situation #BrusselsLockdown that may help suspects. Confuse them with #cat pics @lopcute pic.twitter.com/0MlbjgCF4v
— Seimen Burum (@SeimenBurum) November 22, 2015
https://twitter.com/loredewitte/status/668558619491848192?ref_src=twsrc%5Etfw
Don't worry super cat is here #BrusselsLockdown pic.twitter.com/ocou9Bagly
— Amit Bhat (@amitbhatr) November 22, 2015
May the force be with us. #BrusselsLockdown pic.twitter.com/m9OuEVhfXS
— TineEeckhout (@TineEeckhout) November 22, 2015