A pergunta não fazia prever tal resposta. Quando o Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, voltou ao país depois de uma visita oficial à Arábia Saudita, foi recebido por alguns jornalistas, entre os quais um que lhe perguntou se achava que era possível manter o Estado como uma estrutura unida com um sistema presidencialista.

Erdogan, que já defende há tempos esse modelo que lhe permitiria um amplo aumento de poderes respondeu de forma positiva, passando depois a sustentar a sua ideia: “Há vários exemplos assim no mundo. É o caso da Alemanha de Hitler”.

A citação foi difundida pela agência noticiosa turca Dogan, o que levou a reações poupo positivas para o homem que foi primeiro-ministro entre 2003 e 2014, ano em que foi eleito para o cargo de Presidente. Mais à frente no dia, o gabinete de homem-forte da Turquia disse que “a metáfora de Erdogan sobre a ‘Alemanha de Hitler’ foi distorcida por alguns meios de comunicação social e tem sido usada no sentido oposto”.

No mesmo documento, segundo a Reuters, era dito que que Erdogan falou para demonstrar que um país unido não depende de um sistema federal e que não é um sistema presidencial ou parlamentar que evitam abusos de poder.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR