Obama começou 2016 a chorar, para todo o mundo ver, ao anunciar as medidas de controlo de venda de armas.

US President Barack Obama gets emotional as he delivers a statement on executive actions to reduce gun violence on January 5, 2016 at the White House in Washington, DC. AFP PHOTO/JIM WATSON / AFP / JIM WATSON (Photo credit should read JIM WATSON/AFP/Getty Images)

AFP PHOTO/JIM WATSON / AFP / JIM WATSON (Photo credit should read JIM WATSON/AFP/Getty Images)

É uma foto para o anuário de 2016, o seu último ano na Casa Branca, um hábito criado por Pete Souza, coordenador da equipa de fotógrafos da Casa Branca, que voltou a publicar no site oficial da presidência norte-americana dezenas de fotografias marcantes de Barack Obama, da sua família e da equipa da Casa captadas durante o ano de 2015.

O fotógrafo, cujos avós paternos e maternos eram portugueses, já havia fotografado Ronald Reagan enquanto era presidente dos Estados Unidos da América. Ainda assim continua a dizer que uma das partes mais difíceis do seu trabalho é escolher as imagens que marcam o ano de quem está à frente de uma das maiores potências do mundo. “Todos os anos tento escolher menos de 100 fotografias – e todos os anos falho nesse objetivo. Mas estou de novo entusiasmado para apresentar esta galeria pelo sétimo ano consecutivo”, escreve Pete Souza sobre este anuário fotográfico da Casa Branca.

De acordo com as explicações do fotógrafo, a escolha das imagens é “subjetiva e pessoal”: Pete Souza escolhe algumas imagens dos momentos mais marcantes para o país (as decisões, as reuniões e os encontros), mas também abre a porta da Casa Branca para que possamos conhecer a vida dentro dela em momentos de maior descontração. De entre todas elas, o Observador mostra-lhe 50. Veja-as na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR