Logo Observador
Sara Sampaio

Sara Sampaio, a modelo… “lá da terrinha”. What?

1.030

O jornal brasileiro O Globo publicou um artigo esta terça-feira onde se refere à modelo portuguesa como sendo "lá da terrinha". A polémica estalou, chegou ao Facebook e ainda não esquentou.

Há muitas formas de falar da portuguesa Sara Sampaio, ela que, aos 24 anos, é uma das modelos associadas à marca de lingerie Victoria’s Secret e está num pico de sucesso inegável. O brasileiro Globo escolheu usar a expressão “Lá da terrinha” e está a ser criticado por isso.

Lá da terrinha… Portuguesa Sara Sampaio posa com lingeries provocantes para a Victoria’s Secret”, lê-se no título do artigo.

O artigo em questão foi publicado esta terça-feira e quis dar destaque à coleção da gigante norte-americana dedicada ao Dia de São Valentim (também conhecido como o dia dos namorados), que se assinala no próximo dia 14 de fevereiro. E se, por um lado, o jornal brasileiro elogiou a modelo ao considerá-la uma “musa absoluta”, por outro, fez com que muitas pessoas protestassem nas redes sociais.

Lá da terrinha... Portuguesa Sara Sampaio posa com lingeries provocantes para a Victoria's Secret. http://glo.bo/1RRKYcM #JornalOGlobo

Publicado por O Globo em Terça-feira, 19 de Janeiro de 2016

Prova disso é o post publicado na página de Facebook do Globo que já leva cerca de 500 comentários — muitos deles contra a expressão em causa, ainda que haja quem defenda que “terrinha” é uma forma carinhosa de os portugueses se referirem a Portugal.

  • “Da terrinha? Foi um sujeito aqui da terrinha que vos descobriu! Aliás até o vosso idioma é aqui o da terrinha! Respeito se faz favor para com os portugueses e para Portugal!”;
  • “Da terrinha? Queridos, nem daqui por 1.000 anos o Brasil terá uma ‘terrinha’ como a fantástica cidade do Porto. Isso só demonstra uma profunda ignorância, nada que nos espante vindo de uma página tão pouco interessante como esta. Antes de colocarem uns títulos engraçados, investiguem”;
  • “Fui-me informar e disseram-me que ‘terrinha’ é uma forma carinhosa de tratamento por parte dos brasileiros para com Portugal … agora pergunto? Qual é a necessidade de criar esta confusão? Vocês (O Globo) não podiam esclarecer (editar o post e explicar ou fazer um comentário, etc) os portugueses (onde eu me incluo) que viram isso como uma ofensa? Acham bem porem as pessoas a ofenderem-se mutuamente por razão nenhuma? Enfim …”.

O certo é que as imagens, com ou sem legenda, falam por si, tal como se pode verificar na respetiva fotogaleria acima.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: acmarques@observador.pt
Comida

Gastronomia com Ciência

Hélio Loureiro

Uma das práticas e pontos chaves da dieta mediterrânica é o comer em família, partilhar, conviver. A própria palavra, comer tem esse mesmo significado: com (na companhia de...) e er (repetição).

Família

O cabanão (segunda crónica estival)

Maria João Avillez
130

Mas a quem preocupa hoje o esmorecimento do modelo tradicional familiar se ele é propagado como tendo passado de moda, saído de linha, estar “descontinuado”?

Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.