O Jornal de Angola acaba de publicar um editorial a atacar a justiça portuguesa a propósito da “Operação Fizz”, que levou à detenção do procurador do Ministério Público, Orlando Figueira, por corrupção e que lança suspeitas sobre o vice-presidente angolano, Manuel Vicente.

Com o título “Vingança de colono”, refere o Jornal de Angola através do seu editorial que a investigação que levanta suspeitas sobre Manuel Vicente resulta de “recalcamentos não curados” da “antiga metrópole colonial”, referindo-se a Portugal. A publicação sugere, até, “tratamento psicanalítico”.

“Por cada novo escândalo e crise que rebentam em Portugal, a atitude quase pavloviana que se instalou na sociedade portuguesa, por culpa de políticos antigamente ligados à UNITA de Savimbi e ao apartheid e agora movidos pela fúria da vingança, de estabelecerem uma ligação directa de Angola aos problemas que surgem parece doentia, fruto de recalcamentos não curados e a precisar de urgente tratamento psicanalítico”, lê-se.

O Jornal de Angola escreve, ainda, que está na Europa a origem dos esquemas de fraude e corrupção mundiais, dando como exemplo o escândalo da FIFA, recusando que a origem deste tipo de crimes esteja em Angola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Tal como sucede e ficou suficientemente demonstrado também com o escândalo na FIFA, os esquemas de fraude e corrupção mundiais nascem e desenvolvem-se a partir da Europa, e não fora dela, e esse facto retira toda a credibilidade e atira até para o campo do ridículo todo o discurso académico e bem-falante que vem de alguns dirigentes e eurodeputados de Bruxelas acerca da necessidade do combate à corrupção e da promoção dos direitos humanos para o continente africano”, lê-se.

No editorial lê-se um elogio à reação de Manuel Vicente, esta de grande “dignidade”, quando o vice-presidente de José Eduardo dos Santos se mostrou disponível para colaborar com as autoridades portuguesas.

Recorde-se que o procurador Orlando Figueira, agora em prisão preventiva, foi detido por suspeitas de corrupção. O Ministério Público suspeita que o magistrado tenha arquivado processos-crime que envolviam grandes figuras políticas angolanas em troca de milhares de euros. O nome de Manuel Vicente é um dos que foi divulgado como sendo suspeito de corromper Orlando Figueira.