A Comissão Política do BE elegeu hoje, com 15 votos favoráveis e quatro contra, o Secretariado Nacional, responsável pela “coordenação executiva”, com nomes como o do fundador Luís Fazenda e da deputada Mariana Mortágua, mas sem a coordenadora Catarina Martins.

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções, reuniu-se hoje, pela primeira vez, depois da X Convenção do partido, tendo elegido a Comissão Política, lista de 21 elementos encabeçada pela coordenadora do BE, Catarina Martins, cuja moção que apresentou ao congresso elegeu 17 membros, restando às duas moções opositoras quatro lugares, dois para cada uma.

Depois de ser eleita, a Comissão Política do BE sufragou o Secretariado Nacional, que, de acordo com os estatutos aprovados, tem “tarefas de coordenação executiva” e, como fonte oficial do partido adiantou à agência Lusa, esta votação teve 15 votos a favor e quatro contra, numa composição da qual não consta o nome de Catarina Martins.

O fundador bloquista Luís Fazenda, os deputados Mariana Mortágua, Jorge Costa, Pedro Soares e Joana Mortágua e os dirigentes Fabian Figueiredo e Adelino Fortunato são os membros que compõem o Secretariado Nacional.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Secretariado Nacional substitui a antiga Comissão Permanente, sendo este um modelo que regressa ao partido, uma vez que já tinha sido utilizado na liderança de Francisco Louçã.

Na X Convenção dos passados dias 25 e 26 de junho, em Lisboa, a lista da moção A para a Mesa Nacional, encabeçada por Catarina Martins, teve 470 votos, conseguindo 64 dos 80 mandatos, enquanto a moção R elegeu nove membros e a lista B, sete.

Segundo o texto da moção aprovada em Convenção, “a Comissão Política (CP) elege um Secretariado, responsável entre reuniões da CP pela condução política e organizativa, e é coordenada pelo/a dirigente que encabeça a lista mais votada à Mesa Nacional”, de onde decorreu que Catarina Martins deixou de funcionar como porta-voz e retomou o papel de coordenadora, agora numa liderança a solo.

A moção A, encabeçada por Catarina Martins, elegeu ainda para a Comissão Política do BE os seguintes membros: Conceição Peralta, Fabian Figueiredo, Isabel Pires, Joana Mortágua, Jorge Costa, José Gusmão, José Soeiro, Luís Fazenda, Luís Monteiro, Maria Manuel Rola, Mariana Mortágua, Marisa Matias, Patrícia Barreira, Pedro Filipe Soares, Pedro Soares e Sandra Cunha.

Pela moção B entraram, neste órgão, João Madeira e Beatriz Gomes Dias, enquanto pela moção R foram eleitos Catarina Príncipe e Samuel Cardoso.