480kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Mariana Mortágua

Fact Check

Mariana Mortágua declara apoio a Putin?

Publicação nas redes sociais sugere que Mariana Mortágua apoia a Rússia e o presidente Putin. Não há notícias dessa alegada declaração proferida pela deputada e o BE garante que a imagem é falsa.
Fact Check

Mariana Mortágua está "a favor de Putin"?

Publicação viral alega que deputada do Bloco de Esquerda está a favor do regime de Vladimir Putin. É falso.
Orçamento do Estado

BE avança com propostas para combater inflação

Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda acusou o Governo liderado por António Costa de escolher "impor uma perda salarial ao trabalho para não fazer uma atualização de salários".
Noticiário

16h. MP pede levantamento da imunidade de Ventura

Algo necessário para que Ventura possa ser ouvido pela justiça no âmbito de uma queixa de Mariana Mortágua, que acusa Ventura de difamação. Ainda, presidente da Moldávia alerta para escalar de tensão.
Noticiário

13h. Mortágua. Caso de exclusividade "encerrado"

A deputada é suspeita de violar a exclusividade por causa de colaborações com os media. Já confirmou que não existem irregularidades. Ainda, Governo vai descer Imposto sobre os Produtos Petrolíferos.
Desaparecimentos

Pai das gémeas Mortágua já está com a família 

Pai das deputadas do Bloco Joana e Mariana Mortágua foi dado como desaparecido na manhã de domingo, mas tudo não terá passado de um susto. GNR encontrou-o num hotel em Castelo Branco "bem de saúde".
Difamação

Mortágua vai processar Ventura por difamação

A deputada do BE vai também processar uma comentadora espanhola por difamação, devido a uma publicação numa rede social. Acusam Mortágua de receber dinheiro do BES.
Emissão Especial

BE. "Responda uma a uma porque é que não aceita"

No último dia de debate na generalidade do OE22, Mariana Mortágua queixa-se de falta de resposta do Governo e contesta que OE tenha sido negociado à esquerda. 
Fact Check

Mariana Mortágua participou em pintura ilegal?

A deputada do Bloco de Esquerda participou, em 2019, na pintura de um mural de propaganda nas paredes do Técnico. Caso voltou às redes sociais. Apesar das ambiguidades, não foi cometida ilegalidade.
Reportagem Observador

Na arruada do Bloco, a estrela também foi Mortágua

Comitiva de Beatriz Gomes Dias desceu a Praça Paiva Couceiro em direção à Praça do Chile. Catarina Martins apelou ao voto, ouviu elogios, e Mariana Mortágua foi tratada como "ministra das Finanças".
Bloco de Esquerda

TPC: escreva três vezes "Mariana será ministra"

Enquanto Mariana não é ministra vamos fazendo os exercícios da gramática esquerdista. Porque sim. E porque o país se habituou a aceitar como destino aquilo que o Bloco de Esquerda quer.
Oficina da Liberdade

Agarra que é ladrão!

Como é que o Banco de Portugal e o Ministério das Finanças não se aperceberam (ou não actuaram) para impedir a crescente sobrevalorização dos activos do BES até se tornar insustentável?
Fact Check

Mortágua quer novo imposto sobre classe média?

Mais uma publicação a sugerir que um dirigente do BE defendeu novo imposto sobre classe média e alta para dar subsídio de 700 euros a migrantes e apoio de 800 euros a minorias. É falsa.
Fact Check

Mortágua criticou menor atenção com os presos?

Publicação viral atribui a Mariana Mortágua frase em que compara preocupação com idosos a preocupação com reclusos e onde sugere nacionalização de hospitais para cuidar dos presos. É falsa.
António Costa

Pesadelo de uma Noite de, Digamos, Verão

O dia é 21 de agosto de 2029. Em pleno tabuleiro da Ponte 25 de Abril o Presidente da República António Costa acabou de rebaptizar a infra-estrutura: passa agora a chamar-se Ponte PREC.
Bloco de Esquerda

S. António, casa as bloquistas com a coerência

Portugal está habituado à rábula Olívia Patroa & Olívia Costureira interpretada por bloquistas, não precisa de efeitos especiais: como têm gémeas, uma é Mortágua Desbocada, outra Mortágua Censora.
Novo Banco

BE: Governo tenta "desviar atenções" no Novo Banco

O executivo de António Costa "escolheu vender o Novo Banco dando uma garantia de quatro mil milhões aos compradores", afirmou Mariana Mortágua ao DN. Finanças discordam.
Mariana Mortágua

Mariana Mortágua reage a Neto de Moura

Mariana Mortágua também reagiu à intenção do juiz Neto de Moura em avançar com ações contra quem o criticou. "Não queremos flores, queremos justiça, e queremos Neto de Moura fora dela", escreveu.
Bloco de Esquerda

A insuportável leveza e cinismo das manas Mortágua

As manas Mortágua são pródigas em lágrimas de crocodilo: nos dias pares aprovam orçamentos que cortam investimento público; nos ímpares fingem defender os utentes, mas o coração bate pelos grevistas.
Atualidade

O violento ataque de Mortágua ao PS (e a Mexia)

"Irresponsável. Meço bem as palavras". Foi assim que Mariana Mortágua arrasou a forma como o PS geriu os problemas da banca. Depois atacou o salário de Mexia. Veja no vídeo os 3 pontos do discurso.
Atualidade

Como Mariana Mortágua atacou Robles sem saber

"Quem é rico e tem dinheiro fica com uns bons prédios em boas áreas", criticou Mariana Mortágua na Assembleia Municipal de Lisboa em 2014. Robles estava ao lado e já tinha comprado o prédio.
Mário Centeno

Centeno é "força de bloqueio" da despesa na saúde 

Centeno e o ministério que dirige foram chamados de "força de bloqueio" das despesas na saúde pela deputada do Bloco de Esquerda. Ministro responde que é o custo de ter reputação de país cumpridor.
Entrevista

"O PS vai ter de decidir por que lado vai"

Em entrevista ao Observador, Mariana Mortágua pressiona o PS a clarificar o seu caminho até ao final da legislatura. Também critica o PSD de Rio e o papel de Marcelo na reaproximação entre PS e PSD.
Bloco de Esquerda

Mariana Mortágua temporariamente líder parlamentar

A deputada Mariana Mortágua vai substituir temporariamente, a partir de sexta-feira, Pedro Filipe Soares na liderança parlamentar do BE, que vai gozar licença de paternidade.
Bloco de Esquerda

Mortágua critica Centeno por "retórica da direita"

Mariana Mortágua lamenta que ministro das Finanças tenha falado em "saber merecer", falando sobre as reposições de rendimentos. Sobre Marcelo, especula que Presidente quer promover um bloco central.
Mariana Mortágua

"O ato da Graça é importante politicamente"

A bloquista considerou importante para o avanço da sociedade o facto de a secretária de Estado ter assumido a homossexualidade e disse não perceber a polémica dos livros da Porto Editora.
Orçamento do Estado

Revisão do IRS vai beneficiar 1º escalão

As negociações para a revisão dos escalões do IRS ainda está em curso, mas Mariana Mortágua, deputada do Bloco de Esquerda, já deixou a garantia: medida também vai beneficiar o escalão mais baixo.
Mariana Mortágua

Mortágua. "Não é uma questão de estar enganada"

O Bloco de Esquerda aprovou o Orçamento mas a deputada Mariana Mortágua deixou claro que isso "não quer dizer que se assine de cruz a sua execução".
Mariana Mortágua

Mortágua: "Há muito no acordo com PS para cumprir"

A deputada do Bloco adianta, em entrevista à Antena 1, algumas ideias para o Orçamento de 2018, avisa o Governo que "não há apoios cegos" e comenta as eleições em França: "Quero que Le Pen perca".
Dívida Pública

Mariana Mortágua pede reestruturação da dívida

Mariana Mortágua tirou o pulso à economia em entrevista ao Jornal Económico. Os juros da dívida são "insustentáveis" e é preciso reestruturar. Novo Banco? Pagar por pagar, antes nacionalizar, avisa.
Figuras do Ano

Uma cerveja com Mariana (que só bebeu água)

Mariana Mortágua foi eleita Figura do Ano na Economia pela redação do Observador. A deputada do Bloco representa a influência económica do BE e a viragem do PS à esquerda. Fomos beber um copo com ela.
Figuras do Ano

O Observador votou e as figuras do ano são...

A votação foi feita na redação do Observador (atenção: em urna fechada) e os resultados já são conhecidos. Nos próximos dias, vamos publicar vários artigos em formatos originais com as Figuras do Ano.
Orçamento do Estado

Mortágua exige fim da sobretaxa do IRS em janeiro

A deputada bloquista insiste que a sobretaxa do IRS tem de ser eliminada a 1 de janeiro de 2017 e que "a lei é para ser cumprida". No mesmo dia, Costa garantiu fim do imposto em 2017.
Maioria de Esquerda

A bloquização do PS

O PS está a atirar para o caixote do lixo o seu legado na construção do actual regime democrático, feita contra a mesma extrema-esquerda revolucionária de que passou a depender para se manter no poder
Revolução

Ódio de classe!

Mariana não sabe, não tem mundo para saber como são os verdadeiros ricos. Mas sabe uma coisa: “Não se pode ser rico inocentemente.” Todos roubaram, exploraram, ou são réus de qualquer crime semelhante
Impostos

Socialismo paleolítico

Deixar Mariana Mortágua levar às últimas consequências a sua geral concepção da sociedade e dos remédios para a pôr direito e acabamos voltando ao estado de caçadores-recolectores.
Mariana Mortágua

O Pecado do Capital

Se levarmos Mariana Mortágua a sério, temos de perguntar onde está o limiar que separa a classe média e os ricos. Ou seja, os bons e os maus. O trigo e o joio. A poupança e a "acumulação".
Impostos

Cleptomaníacos unidos, governo ao seu dispor

Não tem dinheiro para comprar casa? Paciência. Com um governo a impedir a acumulação de património imobiliário, não espere vir a ter casas para arrendar a preço aceitável. Só um louco investiria nelas
Bloco de Esquerda

Como quer Mortágua mudar o capitalismo?

Primeiro: acabar com a livre circulação dos capitais. E aumentar salários. "Acho que há pobreza porque há muita riqueza acumulada que não pode ser redistribuída aos mais pobres", diz a deputada.
PS

Mariana Mortágua já manda no PS?

Helena Matos e Paulo Ferreira analisam o significado da intervenção de Mariana Mortágua na rentreé do PS. Depois de uma semana marcada pelo protagonismo da bloquista no anúncio de um novo imposto.
PS

E o sol brilhará para todos nós

Que Mariana Mortágua se sinta suficientemente irresponsável para pedir a mudança de regime económico não é uma surpresa. Chocante é que os socialistas tenham irrompido em aplausos. Que PS é este?
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.