771kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mariana Mortágua

Noticiário

18h.BE. Catarina Martins é candidata às europeias 

Após a reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua aponta Catarina Martins como capaz de "articular com a esquerda" à escala europeia. E ainda, votos dos emigrantes subiram 48,5%
E o vencedor é...

Montenegro em silêncio, a esquerda ainda em choque

O silêncio inteligente de Montenegro "a arrumar a casa", Marcelo a lançar a confusão e a provável união à esquerda. A IL dá um passo para não se tornar irrelevante, não se vai juntar ao Governo da AD.
Emissão Especial

BE disponível para "solução que afaste a direita"

Mariana Mortágua destaca que “o  Bloco resistiu” à viragem à direita. A coordenadora do BE afirma que o partido será “parte de qualquer solução que afaste a direita do governo”. 
Noticiário

2h. Chega: "Votar PS ou PSD vai ser o mesmo"

Ventura diz que nunca esteve tão perto de derrubar a tirania do PS e do PSD. E ainda, Mariana Mortágua diz que todos os anos são tirados 7 mil milhões de euros às mulheres.
Noticiário

2h. Mortágua. "PS viciado em política de remendos"

Mariana Mortágua fala num dos maiores riscos destas eleições, o da continuação e do confundir soluções com truques. Ainda neste noticiário, o jornal Politico Europe dedica a capa a António Costa.
Noticiário

2h. BE. "Puxar para a frente ou fugir para trás"

Mariana Mortágua recorda o corte das pensões e o aumento dos impostos do Governo de Passos Coelhos e por isso defende que a solução para "andar para a frente" é o voto na esquerda.
Fact Check

Pai de Mortágua foi condenado a prisão perpétua?

Mariana Mortágua foi ao programa da manhã da TVI e falou do exemplo do pai, que lutou contra o regime do Estado Novo e que "foi condenado a prisão perpétua pela PIDE". É verdade?
Noticiário

3h. PS. BE pede "menos arrogância, mais humildade"

Coordenadora do Bloco de Esquerda reage ao discurso de António Costa no comício no Porto. Diz que "a maioria absoluta acabou, mas PS não deu conta".
Noticiário

3h. Ambiente. BE acusa direita de não ter medidas

Coordenadora do Bloco de Esquerda critica o discurso do PSD e da Iniciativa Liberal sobre as alterações climáticas. E diz que políticas da direita representariam um "retrocesso".
Partido LIVRE

Nem Mariana Mortágua nem Carmo Afonso têm razão

Quando, mesmo no ruído da campanha, o LIVRE reafirma que o diálogo entre as forças democráticas não deve ser esquecido não está a fazer equilibrismo, mas a ser intransigente na defesa dos seus valores
Noticiário

16h.BE acusa Montenegro de "esconder" candidatos

A líder do BE acusa Montenegro de "esconder" candidatos que trazem para a AD ideias do Chega. Ainda neste jornal, o PCP diz que Eduardo Oliveira e Sousa não serve os agricultores.
Noticiário

12h. Tavares acusa Mortágua de "mal entendidos"

Perante as polémicas em torno da governabilidade no pós eleições, Rui Tavares esclarece e recusa qualquer entendimento com a direita. Ainda, taxa de inflação da Zona Euro abranda para 2,6%.
Fact Check

Portugal é o segundo país mais desigual da OCDE?

Mariana Mortágua refere que Portugal é segundo país mais desigual da OCDE. Os números não o indicam. Mas a lider do BE avançou também dados da distribuição da riqueza que estão praticamente certos.
E o vencedor é...

Passos é o reforço ou o "embaraço" mais desejado?

Passos Coelho é "o reforço que faltava na AD" ou pode virar embaraço?  A "esquerda está contente" e Mortágua até pede que apareça mais. Ventura, ambicioso, acha que Passos ainda vai acabar no Chega.
Legislativas 2024

As metas dos candidatos nas legislativas

Campanha arranca com candidatos a jogarem com várias fasquias. Pedro Nuno e Montenegro lutam pelo 1º lugar, mas todos os outros podem fazer parte de solução de Governo. Quais são as metas?
Noticiário

5h.Campanha começa com metade dos líderes a Norte

Pedro Nuno Santos, André Ventura e Paulo Raimundo têm agenda no Porto. Já Montenegro começa o dia em Mirandela. Rui Rocha vai estar a Sul e Mariana Mortágua em Leiria. PAN e Livre arrancam em Lisboa.
Noticiário

18h. BE critica "rios de dinheiro" para Chega e IL

É um dos aspetos que a coordenadora do BE aponta da “cavalgada da direita” e da “mutação política” das eleições. Ainda, André Ventura nega "conversações secretas" com a Aliança Democrática.
Mariana Mortágua

Mortágua ataca "rios de dinheiro" para Chega e IL

BE quer recuperar deputado perdido em Faro. Mortágua denuncia que "há rios de dinheiro como nunca tínhamos visto que correm de cofres milionários para partidos da direita", como IL e Chega.
Guerra na Ucrânia

BE saúda Guterres: "Tem tido posições importantes"

Mortágua defendeu conferência de paz para terminar guerra e elogiou papel de Guterres por ser "uma pessoa importante para lembrar a importância da paz e para conseguir esse caminho para a paz".
Arrendamento

Obrigado, Mariana

Não há como não lhe agradecer o banho de realidade que resulta do conhecimento integral do drama habitacional da sua avó. Agora só falta demonstrar a mesma empatia para com os doentes mentais de Tábua
Legislativas 2024

Mortágua. Cultura vive "com a corda ao pescoço"

Dirigente bloquista lamentou que a cultura seja "sempre o parente pobre destes debates", apesar de ser "das principais áreas em Portugal e uma das áreas mais importantes que constrói a democracia".
O Bom, o Mau e o Vilão

Quando há problemas, Mortágua recorre ao papão

Luís Montenegro (que vai ter mais Açores), a Entidade para a Transparência (que ainda não está a trabalhar) e Mariana Mortágua (que culpa sempre a extrema-direita) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Caça ao Voto

O desobrigado PNS e a história da carochinha do BE

"Se Montenegro passa a imagem de quem não quer responder a uma pergunta, Pedro Nuno Santos está a passar a imagem de impreparação". Ainda o BE, que "continua a contar-nos histórias da carochinha".
Noticiário

14h.Presidente do FC Porto lembra Artur Jorge

Pinto da Costa recorda o ex-selecionador como um nome que vai ficar para sempre na história do Futebol Clube do Porto. Na política, caso da avó de Mariana Mortágua volta a ser assunto.
E o vencedor é...

A trapalhada da avó é um caminho sem retorno

Abrir porta da vida privada é perigoso. Que o diga Mortágua que não sabe como sair da "trapalhada da avó". Ventura vai confiar na polícia ou vai continuar a dizer que foi recebido a tiro em Famalicão?
Noticiário

8h. Avó de Mortágua arrenda apartamento a IPSS

Sábado revela que avó da líder bloquista arrenda apartamento a uma IPSS numa das avenidas mais conhecidas de Lisboa. E, Porto vence Arsenal e está mais perto dos "quartos" da Liga dos Campeões.
Noticiário

3h. Montenegro acusa Pedro Nuno de conveniência

O líder da AD considera que “É difícil comentar as piruetas do dr. Pedro Nuno Santos”. E ainda, BE diz diz o PS se entretém a discutir a viabilização de um governo de direita.
Bloco de Esquerda

Senhorio de avó de Mortágua é uma IPSS. Paga 400€

Mortágua disse ter assistido ao "sobressalto" da avó quando recebia cartas após a aprovação da lei Cristas. A idade que tinha na altura não permitia despejos e a renda atual ronda os 400 euros.
Legislativas 2024

Mortágua: PS anda "entretido" com a direita

Coordenadora do BE acusou secretário-geral do PS de andar “entretido a discutir as condições para viabilizar um governo de direita” e disse que combate à pobreza exige maioria de esquerda.
Noticiário

12h. Mortágua critica debate de PNS e Montenegro

Mariana Mortágua criticou o debate entre PNS e Montenegro e sublinha a importância de uma maioria à esquerda. Ainda neste jornal, número de desempregados nos centros de emprego aumenta em janeiro.
Noticiário

15h. PS vs PSD não "vai ser novo", diz IL

Para o líder da Iniciativa Liberal, no PS e na AD não há intenções de mudança para Portugal. Ainda, Mariana Mortágua falou apela a um acordo para resolver a crise na habitação.
Fact Check

20% da população prisional em prisão preventiva?

Mariana Mortágua afirma que um quinto da população prisional está em prisão preventiva. Os dados mais recentes são de 31 de dezembro de 2022. A líder do BE apresentou factos verdadeiros?
Noticiário

03h. BE. Mortágua apela ao voto dos jovens

Coordenadora do Bloco de Esquerda aponta o voto dos mais jovens como essencial nas eleições do dia 10 de março. Mortágua deixa críticas à direita e relembra a emigração nos tempos de Passos Coelho.
Noticiário

04h. PS e BE deixam porta a aberta para acordo

No frente-a-frente entres os dois candidatos, Mortágua defende que é responsabilidade de ambos os partidos criar uma "solução de estabilidade". PNS atira decisão para depois das eleições.
Fact Check

20% da população prisional em prisão preventiva?

Mariana Mortágua afirma, de forma correta, que um quinto da população prisional se encontra em prisão preventiva. Os dados mais recentes são de 31 de dezembro de 2022.
Mariana Mortágua

Cannoli, a avó Mortágua e a braguilha de Clemenza

Convocando a avó para o reino vil dos bicos de papagaio, da correspondência com senhorios e do preço das nêsperas, Mortágua expulsou-a da verdade e retirou-lhe o chão que nos consentiria a piedade.
Bloco de Esquerda

Pensar fora da Caixa (ou A ignorância de Mariana) 

A única diferença entre a Caixa e os bancos privados que operam em Portugal é apenas uma: a CGD tem capital público. Do ponto de vista operacional e de gestão, é exatamente igual aos outros bancos.
Noticiário

22h. BE insiste em acordo com PS

Já Pedro Nuno Santos atira a discussão para depois das eleições de 10 de março. Ainda, o Presidente do PSD apelida a morte de Navalny como uma "triste notícia para a democracia".
E o vencedor é...

Falam todos sobre a Madeira, menos Marcelo

Marcelo habituou-nos a falar muito e agora fala pouco. Já Ferro Rodrigues pode criticar o que quiser, mas tem de ser contido. Mortágua em "boa forma" e Rui Rocha em crescendo num debate "quentinho".
Fact Check

Superávite de casas VS famílias é de 1,8 milhões?

A líder do Bloco baseia-se em dados do Censos, que revelam a existência de quase seis milhões de alojamentos familiares em Portugal. O número inclui não só residências habituais, como secundárias.
Fact Check

Líder do BE acumulou 3 salários sem declarar?

Presidente do Chega denunciou alegada “porta-giratória” entre Mariana Mortágua e grupo Global Media e acusou a líder do BE de receber "três salários" em simultâneo "sem os declarar". Tem fundamento?

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Vivemos tempos interessantes e importantes

Se 1% dos nossos leitores assinasse o Observador, conseguiríamos aumentar ainda mais nosso investimento no escrutínio dos poderes públicos e na capacidade de explicarmos todas as crises – as nacionais e as internacionais. Hoje como nunca é essencial apoiar o jornalismo independente para estar bem informado. Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.
Torne-se assinante a partir de 0,18€/ dia.

Ver planos