894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Mau tempo causa inundações. Distritos de Lisboa e Setúbal mais afetados

Este artigo tem mais de 5 anos

Dificuldades de escoamento da chuva estão a causar centenas de ocorrências. Segundo a Proteção Civil, 672 operacionais envolvidos na resolução de 202 ocorrências a nível nacional. Veja as imagens.

6 fotos

Cerca de 670 operacionais estão, segundo a Proteção Civil, envolvidos na resolução de 202 ocorrências, a nível nacional, relacionadas com o mau tempo. Os distritos de Lisboa e Setúbal estão a ser os mais afetados, com 100 e 41 ocorrências, respetivamente. Há registo de inundações e queda de árvores. Nas redes sociais circulam imagens de inundações, sobretudo na zona de Corroios/Moita, mas a Proteção Civil considera que são “situações pontuais” e que a tendência é para as condições melhorarem nas próximas horas.

Além dos 672 operacionais, a Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) destacou 240 veículos para gerir os problemas causados pelo mau tempo. “A resposta está a ser a adequada“, diz fonte oficial da Protecção Civil ao Observador, adiantando que a situação em Lisboa e Setúbal está “em fase de normalização” e que “a depressão está a dirigir-se para norte, pelo que zonas como Leiria” podem ser mais afetadas pelo mau tempo nas próximas horas.

Veja as imagens (em atualização):

6 fotos

Dezasseis distritos do país estão este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de rajadas de vento e períodos de chuva, por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ilha de Porto Santo, na Madeira, também está sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com ondas de quatro a cinco metros, e vento forte do quadrante oeste com rajadas até 85 km/h. O alerta para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Portalegre, Viseu, Guarda e Coimbra deve-se à previsão de vento forte com rajadas, segundo informação do IPMA.

Já Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Beja e Faro estão sob ‘Aviso Amarelo’ devido à previsão de vento forte com rajadas e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. Santarém, Lisboa e Évora estão sob ‘Aviso Amarelo’ por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O ‘Aviso Amarelo’ é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.