Entre 30 de Novembro e 2 de Dezembro, a capital do México acolheu a chamada Cumbre Mundial de Alcaldes C40, um encontro que reuniu os presidentes da câmara de mais de 75 das maiores cidades do mundo, com o intuito de se unirem esforços no combate às alterações climáticas nos grandes centros urbanos. E daí resultou que os carros a gasóleo têm os anos contados. Três capitais deliberaram que está próximo o dia do “juízo final” para os veículos que utilizam este tipo de combustível: Paris, Madrid e a Cidade do México proíbem-nos já em 2025.

Segundo avança a imprensa espanhola, na base desta decisão estão não só os problemas de poluição que afectam as grandes cidades, mas também uma alteração das mentalidades na Europa, na sequência do escândalo das emissões que, tendo sido protagonizado pelo Grupo Volkswagen, veio depois a ser alimentado por polémicas envolvendo praticamente todos os construtores automóveis com propostas diesel na sua gama de produtos. Facto tornado ainda mais evidente com a confirmação da enorme discrepância entre as emissões homologadas e as emissões reais.

Neste cenário, pelo que se percebeu das declarações efectuadas durante o encontro, a decisão de acabar com os diesel não deverá passar só pela proibição destes circularem em grandes capitais mundiais – o que, por si só, tem um efeito imediato, desincentivando já a compra de carro com este tipo de motorização.

Na calha estará também um plano global que fomente alternativas de mobilidade e que deverá passar, inclusivamente, pelo estabelecimento de acordos entre Governos e fabricantes de automóveis, para promover a troca de carro. Até porque, uma vez fixada a proibição dos diesel já dentro de oito anos em duas das maiores capitais europeias, e tendo a Alemanha anunciado que em 2030 vai banir os carros a gasolina e a gasóleo, é expectável que outras cidades alinhem, muito em breve, pela mesma bitola. Aqui ao lado, em Espanha, não será de surpreender que Barcelona venha rapidamente a fazer o mesmo, tanto mais que esta cidade espanhola já tratou de garantir que, em 2017, se a poluição exceder determinados níveis, não podem circular na cidade os carros a gasóleo fabricados antes de 2006 e os movidos a gasolina produzidos antes de 2000. E a partir de 2020 não vão poder mesmo fazê-lo. Ponto.

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