O grupo francês PSA, formado pela Peugeot, Citroën e DS foi o primeiro a divulgar os consumos dos seus modelos em condições reais de utilização, em vez dos determinados pelas normas internacionais em vigor. Como seria de esperar, todos os valores sofrem um incremento importante, que oscila entre 30% e 66%, mas igualmente de salientar é o facto de, em média, a diferença entre os pequenos motores sobrealimentados a gasolina e as unidades a gasóleo ser agora maior, com vantagem para estas últimas. Curioso é ainda o efeito nocivo dos pneus mais largos, ou de maior diâmetro, no consumo em condições reais de utilização.

As normas de homologação de consumos no sector automóvel têm estado sob fogo cerrado, pela sua falta de aplicabilidade no mundo real. O Grupo PSA adiantou-se não só a eventuais novas regras a implementar nesta matéria, como a todos os seus concorrentes, e estabeleceu com a Transport & Environment e a France Nature Environnement um protocolo de testes destinados a medir os consumos dos seus modelos em condições reais de utilização.

Segundo o consórcio gaulês, a norma agora definida é não só fiável como absolutamente reprodutível pelo utilizador comum, tendo como inspiração o projecto europeu Real Driving Emission (Emissões em Condução Real). A conformidade com o protocolo e a respectiva implementação nas condições definidas estão a cargo do Bureau Veritas, órgão independente reconhecido a nível internacional, que audita ainda os resultados obtidos.

Estas novas medições de consumos, únicas a nível mundial no sector automóvel, foram efectuadas em estradas da rede pública, abertas ao tráfego, contemplando uma utilização de 25 km em meio urbano, 39 km em circuito extra-urbano e 31 km em auto-estrada. E adoptando condições de condução reais, isto é, com ar condicionado ligado, peso a bordo correspondente ao transporte de passageiros e bagagem, e percursos com variações de inclinação.

Desta iniciativa resulta a publicação dos resultados obtidos para os 30 modelos já testados, a que se juntarão mais 20 até ao final de 2016.

Ao mesmo tempo, e a partir do final do ano, cada uma das marcas do grupo disponibilizará o seu próprio simulador “online”, que permitirá aos clientes prever o consumo dos seus veículos, em função do tipo de condução praticada e da utilização dada ao automóvel (preponderância dos percursos citadinos, em estrada ou em auto-estrada, carga e passageiros transportados, etc.). Adicionalmente, será disponibilizada uma aplicação de eco-condução, que permitirá ao utilizador controlar os seus próprios consumos de combustível.

Para já, são os seguintes os resultados obtidos por modelo, e a respectiva comparação com a norma de homologação ainda em vigor, sendo de destacar que as diferenças chegam a ser superiores a 50% relativamente ao valor homologado:

Modelo

Consumo T&E (l/100 km)

Consumo homologado (l/100 km)

Diferença (l/100 km)

Peugeot 108 1.2 PureTech 82 cv (15”) 6,1 4,3 1,8
Peugeot 208 1.6 BlueHDI 100 cv (16”) 4,7 3,5 1,2
Peugeot 208 1.6 BlueHDI 120 cv (16”) 4,7 3,0 1,7
Peugeot 2008 1.6 BlueHDI 100 cv (16”) 5,1 3,7 1,4
Peugeot 2008 1.6 BlueHDI 120 cv (16”) 5,2 3,7 1,5
Peugeot 2008 1.2 PureTech 82 cv (16”) 6,4 4,9 1,5
Peugeot 2008 1.2 PureTech 110 cv (16”) 7,1 4,8 2,3
Peugeot 308 1.6 BlueHDI 120 cv (16”) 4,9 3,2 1,7
Peugeot 308 1.2 PureTech 110 cv (16”) 6,3 4,0 2,3
Peugeot 308 1.2 PureTech 130 cv (16”) 6,6 4,6 2,0
Peugeot 3008 1.6 BlueHDI 120 cv (16”) 6,1 4,1 2,0
Peugeot 3008 1.2 PureTech 130 cv (16”) 7,6 4,9 2,7
Peugeot 508 2.0 BlueHDI 180 cv auto (17”) 6,3 4,0 2,3
Peugeot Partner 1.6 BlueHDI 120 (15”) 6,1 4,3 1,8
Citroën C1 PureTech 82 cv (15”) 6,1 4,3 1,8
Citroën C3 PureTech 82 cv (16”) 6,3 4,6 1,7
Citroën C3 BlueHDI 75 cv (15”) 4,9 3,0 1,9
Citroën C3 Picasso BlueHDI 100 cv (16”) 5,7 3,8 1,9
Citroën C4 Cactus BlueHDI 100 cv (16”) 5,1 3,6 1,5
Citroën C4 Cactus PureTech 110 cv (16”) 6,1 4,3 1,8
Citroën C4 BlueHDI 100 cv (16”) 5,1 3,6 1,5
Citroën C4 Picasso BlueHDI 120 cv auto (17”) 6,5 3,9 2,6
Citroën Grand C4 Picasso BlueHDI 120 cv (16”) 5,7 4,0 1,7
Citroën Grand C4 Picasso PureTech 130 cv (17”) 7,4 5,0 2,4
Citroën Berligo BlueHDI 100 cv (15”) 6,1 4,3 1,8
DS 3 Blue HDI 120 cv 5,0 3,6 1,4
DS 3 PureTech 110 cv 6,0 4,3 1,7
DS 4 PureTech 110 cv 5,4 3,8 1,6