A Universidade da Beira Interior (UBI), sediada na Covilhã, vai passar a dispor de uma Unidade de Farmacovigilância que pretende contribuir para aumentar a segurança na utilização de medicamentos e que dará resposta a toda a região.

Em nota de imprensa, esta segunda-feira, enviada à agência Lusa, esta instituição de ensino superior adianta que a estrutura ficará instalada na Faculdade de Ciências da Saúde e que será inaugurada na quinta-feira.

De acordo com a informação, a atividade ali desenvolvida vai servir todos os municípios dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu.

Irá abranger todas as unidades de saúde dos três distritos e uma população superior a 735.000 pessoas”, consta na nota de imprensa.

Segundo o referido, esta unidade “integrará o Sistema Nacional de Farmacovigilância, que é gerido pelo Infarmed — Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde — e que conta com mais seis unidades a funcionar em território nacional”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A Unidade de Farmacovigilância da Beira Interior tem como objetivo contribuir para aumentar a segurança na utilização de medicamentos, com base nos princípios da proximidade e proatividade”, acrescenta a UBI.

Entre as atribuições desta unidade estão a recolha, processamento e análise de reações adversas a medicamentos que sejam comunicadas, por exemplo, por médicos ou doentes, a realização de estudos de farmacoepidemiologia ou segurança de medicamentos, a colaboração na deteção de sinal de segurança e/ou qualidade e a realização de atividades de divulgação e promoção do sistema.

Ao nível dos recursos humanos, a estrutura terá afetos seis docentes da FCS-UBI (três médicos e três farmacêuticos), além de um outro técnico.

A cerimónia de abertura está marcada para quinta-feira, às 15h00, e deverá contar com a presença do secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, secretário de Estado da Saúde, e do presidente do Infarmed, Henrique Luz Rodrigues.