Donald Trump esteve atento à audiência do Tribunal de Recurso de São Francisco, esta terça-feira, que não deu resposta ao pedido de recurso do presidente dos Estados Unidos para o fecho das fronteiras. Trump reclamou, esta quarta-feira, que ouviu “muitas coisas” que são “uma vergonha”.

O presidente norte-americano ficou insatisfeito por três juízes federais ainda não terem tomado uma decisão sobre o recurso da Administração Trump face à suspensão judicial da ordem executiva emitida para travar durante 90 dias a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irão e Iémen).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Em conferência com os chefes da polícia norte-americana, esta quarta-feira, Trump frisou que os juízes “estão a interpretar as coisas de forma diferente do que provavelmente 100% das pessoas desta sala”, cita o The Guardian.

Eu era um bom estudante, eu percebo as coisas, eu compreendo muito bem, ok? Melhor do que, penso, quase toda a gente. E quero dizer-vos que eu ouvi um monte de coisas ontem [terça-feira] à noite na televisão que foram uma vergonha”.

Donald Trump garante não querer chamar o tribunal de “tendencioso” mas assegura que este está politizado e que seria bom “ótimo para o nosso sistema de justiça se eles fossem capazes de ler a declaração e fazer o que está certo. Isto tem a ver com a segurança do nosso país”.

Os três juízes garantiram que vão pronunciar-se sobre o restabelecimento do veto presidencial o mais rápido possível, sem avançar uma data.

A medida de Trump, adotada a 27 de janeiro, determinou a suspensão durante 120 dias do programa de acolhimento de refugiados e travou durante outros 90 dias a entrada e a emissão de vistos para cidadãos de sete países de maioria muçulmana (Líbia, Sudão, Somália, Síria, Iraque, Irão e Iémen).