O surfista norte-americano Dane Reynolds, considerado um dos melhores do mundo, esteve desde segunda-feira à noite retido no aeroporto de Lisboa por não ter passaporte. Segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteira disse ao Observador, o atleta californiano foi libertado durante a tarde desta quarta-feira “após identificação e emitida a necessária documentação pela Embaixada dos EUA em Portugal”.

Reynolds alegava ter perdido o passaporte no avião e, segundo um amigo que o acompanha divulgou no Instagram, esteve há dois dias a ser revistado e “tratado como um criminoso”. Sem documento de identificação, o surfista teve de aguardar identificação da embaixada dos EUA.

O alerta foi dado por Jason Blanchard, amigo de Reynolds, que filma habitualmente as suas prestações com a prancha na água. No instagram, Blanchard escreveu esta manhã: “Dane Reynold está retido e a ser tratado como um criminoso na prisão do aeroporto de Lisboa. Sim, prisão! Tudo porque perdeu o passaporte! Está lá há dois dias. Levaram-lhe o telefone, tiraram-lhe a mochila, até lhe tiraram os atacadores. E no topo disto a embaixada dos EUA está a fazer muito pouco para ajudar”.

https://www.instagram.com/p/BQz0usGlIFV/?taken-by=miniblanchard

Ao Expresso e ao Diário de Notícias, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras confirmou que “no dia 20 fevereiro, às 20h00, chegou ao Aeroporto de Lisboa, provindo de Inglaterra, um cidadão estrangeiro sem passaporte, que se apresentou como sendo o surfista Dane Reynolds. Referiu ter perdido o passaporte no avião, mas não foi encontrado”.

Mais: “Em conformidade com a legislação em vigor, ficou à guarda do SEF, tendo-lhe sido garantidas todas as condições para o efeito”. “Um representante da Embaixada compareceu esta manhã no Aeroporto de Lisboa pelo que a situação estará em vias de resolução”, disse o SEF.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR