As exportações portuguesas aumentaram 9% em fevereiro (5,5% sem combustíveis), revelou esta segunda-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), uma desaceleração face aos mais de 19% de janeiro (também na comparação homóloga). Em relação a janeiro, as exportações praticamente estagnaram (+0,2%), acrescentam os dados do INE.

4.389 milhões de euros foi o valor das exportações de bens em fevereiro, praticamente o mesmo que em janeiro. Em dezembro, mês em que a atividade abranda devido ao final do ano e época festiva, as exportações tinham sido de 4.079 milhões.

Fonte: INE

As importações também desaceleraram no mês de fevereiro, o que não evitou um aumento (de 58 milhões) do défice da balança comercial.

Em 2016 as exportações de bens aumentaram 1,0% e as importações de bens cresceram 1,3% face ao ano anterior, acrescenta o INE.

O mercado espanhol foi o que mais contribuiu para o aumento global das exportações, enquanto nas importações foi a Rússia, devido à aquisição de combustíveis. Em termos dos bens transacionados, em 2016 destaca-se o aumento das exportações de Bens de consumo e das importações de Material de transporte. Em sentido contrário, continuaram a registar-se reduções significativas nas transações de combustíveis. Efetivamente, excluindo os Combustíveis e lubrificantes, as exportações atingiram um crescimento de 2,5% e as importações de 4,9%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR