456kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Exportações

Exportações

Putin promete enviar fertilizantes para o Brasil

Vladimir Putin fez uma promessa a Jair Bolsonaro: o Brasil vai continuar a receber os fertilizantes russos destinados aos agricultores brasileiros mesmo com a situação difícil do mercado mundial.
Petróleo

Petróleo. Exportadores perante difícil equilíbrio

Prevê-se um difícil equilíbrio entre a oferta e a procura de petróleo para o próximo ano, pelo que a AIE se encontra a pressionar a OPEP e aliados para colocar mais petróleo no mercado.
Economia

Exportações sobem menos que importações

O Instituto Nacional de Estatística destaca os acréscimos nas exportações e importações de fornecimentos industriais, combustíveis e lubrificantes.
Gabinete de Guerra

Crise alimentar. "Pode matar mais do que a guerra"

O professor António José Telo destaca que, numa guerra, "tudo é uma arma", inclusive os cereais. O historiador Bruno Cardoso Reis destaca os perigos de uma crise alimentar caso não haja entendimento.
Noticiário

00h. Petróleo russo. Acordo parcial para embargo

Luz verde em Bruxelas. Informação acaba de ser avançada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel. Acordo cobre de forma imediata mais de dois terços das exportações.
Economia

Costa quer exportações de 50% do PIB esta década

Governo pretende garantir que, nesta década, as exportações representam mais de 50% do PIB, considerando que a escolha de Portugal como país parceiro da feira de Hannover poderá ajudar nesse desígnio.
Guerra na Ucrânia

Rússia prevê exportar mais cereais em 2023

A Rússia quer exportar 50 milhões de toneladas de cereais no próximo ano, aumento significativo face ao ano atual. As exportações ucranianas estão a ser gravemente afetadas face à invasão.
Noticiário

00h. Guerra continua a ter impacto na exportação

É o caso dos cereais. Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, diz que é preciso procurar soluções, sobretudo para resolver os problemas que afetam África.
Comissão Europeia

UE quer monitorizar stocks de cereais

A Comissão Europeia quer ajudar financeiramente os agricultores afetados pelo aumentos dos custos dos fatores de produção. A UE quer também recolher dados mensais sobre o stock de cereais.
Guerra na Ucrânia

Rússia ameaça corte nos cereais para o ocidente

"Nos campos europeus, sem os nossos fertilizantes vai crescer apenas erva daninha. Pois, temos pena. Eles têm a culpa", diz Medevedv, após referir o corte do envio de cereais para o Ocidente.
Brasil

Brasil prevê aumento de 12% da colheita de café

Produção de café do Brasil sofrerá impacto pelo clima já que o país passou por períodos no ano passado que alternaram entre secas e geadas que ainda afetam a colheita.
Exportações

Metalurgia. Exportações batem novo recorde

As exportações portuguesas de metalurgia registaram um novo recorde, no mês de março, sendo que subida foi mais evidente nas exportações para os países da União Europeia.
Boa moeda, má moeda

Recordes no trigo, mais pressão sobre alimentos

O trigo de moagem atingiu no início desta semana uma nova cotação máxima de sempre depois da Índia ter decidido interditar as exportações do cereal.
Guerra na Ucrânia

400 mil toneladas de trigo ficam retidas na Índia

O governo da Índia anunciou no passado fim de semana a decisão de restringir as exportações de cereais. Estão retidas cerca de 400 mil toneladas de cereais nos portos da capital.
Comércio Externo

Rússia. O que compramos mais, o que vendemos ainda

Importações da Rússia quase duplicaram de valor em março. Galp recebeu 4 cargas de gasóleo de vácuo antes de travar aquisições. Houve ainda mais compras de bacalhau face a 2021, ano de pandemia.
Índia

Preços caros. Índia proíbe exportações de trigo

A Índia proibiu as exportações de trigo a partir de sábado devido ao súbito aumento dos preços do cereal situação que colocaria em risco a segurança alimentar do país, segundo o Governo indiano.
Economia

PIB acelerou mas "não devemos embandeirar em arco"

Havia economistas que previam uma quebra no crescimento, mas aconteceu o contrário: o PIB acelerou no 1º trimestre, crescendo 2,6%. O que explica a surpresa (e quanto pode durar este efeito positivo)?
Global Shapers

Made in Portugal

Portugal está na moda e não apenas pelas praias, monumentos ou clima. A tradição aliada à inovação garantem que, da moda à gastronomia, passando pelo design, o país tem qualidade para oferecer.
Brasil

Exportações do Brasil para Portugal cresceram 75%

Nos dois primeiros meses de 2022, as exportações do Brasil para Portugal cresceram 75%, sendo que o Rio de Janeiro foi o estado brasileiro que mais contribuiu tendo atingido 389,2 milhões de euros.
Exportações

Exportações aumentaram 20,3% em fevereiro

O défice da balança comercial de bens foi de 2.154 milhões de euros, um aumento de 1.412 milhões de euros face a fevereiro de 2021 e mais 569 milhões de euros em relação a fevereiro de 2020.
Guiné-Bissau

Guiné: embaixador visita empresa nacionalizada 

O Governo da Guiné-Bissau anunciou a nacionalização da empresa Armazéns do Povo cujo capital maioritário pertence a empresários portugueses e representa 15% de toda a exportação portuguesa para Guiné.
Guerra na Ucrânia

Rússia apreende relógios suíços Audemars Piguet

Autoridades russas justificam apreensão com infrações aduaneiras mas governo suíço diz ser “provavelmente medida repressiva arbitrária em resposta às sanções”. Relógios custam mais de 840 mil euros.
Economia

Produção automóvel cai 16,5% em fevereiro

Nos dois primeiros meses de 2022, saíram das fábricas instaladas em Portugal 42.008 veículos, o que corresponde a uma queda de 23,2% face a igual período do ano anterior.
Calçado

Exportações de calçado sobem 12% em 2021

A APICCAPS recorda que o impacto da pandemia provocou uma queda do consumo de calçado na ordem dos 20% a nível mundial, que se traduziu numa quebra de quatro milhões de pares.
Economia

Exportações aumentam 22,2% em janeiro

INE: "Em janeiro de 2022, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de +22,2% e +37,5%, respetivamente (+24,1% e +35,1%, pela mesma ordem, em dezembro de 2021)".
Guerra na Ucrânia

Putin assina decreto para proibir exportações

Vladimir Putin confere ao governo "a autoridade para determinar os detalhes da aplicação das medidas planeadas" quer para produtos ou matérias-primas, quer para pessoas físicas ou jurídicas.
Guerra na Ucrânia

Vinho setubalense utilizado para cocktails molotov

Num vídeo onde se vê o fabrico de diversos cocktails molotov, destaca-se um vinho português entre as diversas garrafas utilizadas para fabricar as bombas incendiárias caseiras.
Exportações

Produção automóvel regista queda de 30,5% 

A associação indica que a Europa continua a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em território nacional, destacando-se França, Alemanha, Espanha e Itália.
Exportações

Exportações de metalurgia batem recorde

Para 2022, as perspetivas são "continuar a crescer, particularmente nos mercados alemão e francês (que tem vindo a subir substancialmente) e nos Estados Unidos.
Exportações

Exportações de calçado sobem 12% em 2021

"Depois de meses de alguma indefinição", o mercado francês recuperou e terminou com um crescimento de 4,2%, para 334 milhões de euros, enquanto os Países Baixos aumentaram 16,6%, para 248 milhões.
Exportações

Exportações do setor agroalimentar aumentam 11,4%

"Mantém-se a tendência de crescimento e confirma-se a resiliência que o setor demonstrou, mesmo nos períodos mais difíceis da pandemia", sustenta a ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Exportações

Exportações de peças para carros abaixo de 2019

Analisado o ano de 2021, Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA) diz que "apenas nos meses de fevereiro e março é que as exportações se situaram acima do nível verificado em 2019.
Exportações

Exportações de vinhos nacionais subiram 8% em 2021

A organização ViniPortugal salientou "o crescimento das exportações nos mercados dos Estados Unidos da América (+13,08%), alemão (+13,46%) e brasileiro (+8,65%)".
Têxtil e Vestuário

2021 foi "o melhor" ano em exportações de têxteis

As exportações de vestuário em malha e de têxteis para o lar contribuíram para o "melhor" ano "de sempre. Pelo contrário, o vestuário em tecido "não conseguiu recuperar dos efeitos da pandemia".
Instituto Nacional Estatística

INE. Exportações e importações de bens sobem

O Instituto Nacional de Estatística indica também que comparando com o quarto trimestre de 2019 registaram-se acréscimos de 9,2% nas exportações e de 14,5% nas importações.
Douro

Exportação de vinhos portugueses aumenta em 2021

Vinhos portugueses aumentam as suas exportações, com destaque para o vinho Douro que aumentou 11%, em quantidade, e 18%, em valor. A França e os Estados Unidos fazem parte dos principais destinos.
Calçado

Exportações de calçado em novembro aumentam 30%

Segundo a Associação dos Industriais do Calçado, até novembro Portugal exportou 64 milhões de pares de calçado, no valor de 1.551 milhões de euros.
Exportações

Empresas preveem mais 6,5% de exportações em 2022

O INE salienta que "a confirmarem-se, estas perspetivas das empresas permitirão uma recuperação para valores de exportações de bens superiores aos registados no período pré-pandemia".
Têxtil e Vestuário

Exportações de vestuário até novembro superam 2020

Face a 2020, as exportações portuguesas de vestuário aumentaram 20% face a período homólogo para um total de 2.871 milhões de euros. No entanto, ainda continuam abaixo do valor de 2019.
Economia

Exportações sobem uns "impressionantes" 16% 

O INE divulgou que, face ao mês de novembro de 2020, as exportações de bens aumentaram 15,7% e as importações subiram 32,3% em novembro de 2021. "Resultados impressionantes", diz ministro Siza Vieira.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.