Exportações

Brasil

UE proíbe exportações de carne de 20 fábricas

A medida foi proposta pela Comissão Europeia após terem sido "detetadas deficiências no sistema de controlo oficial brasileiro". O ministro da Agricultura do Brasil ameaça retaliar com queixa na OMC.
Comércio

UE quer suspender importação de carne do Brasil

O ministro da Agricultura do Brasil, Blairo Maggi, anunciou esta terça-feira que a União Europeia se prepara para suspender as importações de carne de frango do país.
Exportações

Exportações para a China crescem quase 50% em 2017

Em 2017, a China foi o 15º mercado para o mobiliário, têxteis-lar, iluminação e utilidades domésticas feitas em Portugal. No conjunto, as exportações para o país fixaram-se em 18.620.000 de euros.
Exportações

Exportações portuguesas para a China aumentam

Portugal exportou para a China produtos no valor de 341,9 milhões de dólares (276 milhões de euros) nos primeiros dois meses do ano, um crescimento de cerca de 18,3%.
Moçambique

Moçambique. Exploração de madeira tem novas regras

O Governo de Moçambique emitiu novas regras para a exploração e exportação de seis espécies de madeira do país, anunciou o Ministério da Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural em despacho.
Exportações

Exportação têxtil cresce 0,6% até fevereiro

De acordo com os dados divulgados pelo INE, as exportações "de matérias-têxteis aumentaram 7,5%" e "os têxteis para o lar e outros artigos têxteis confecionados exportaram mais 3,9%".
Exportações

Exportações desaceleram e défice comercial aumenta

174
As exportações cresceram menos em fevereiro quase quatro pontos percentuais que o verificado há um ano. Importações também desaceleraram, mas o défice comercial agravou-se em 170 milhões de euros.
Mundo

Angola quer exportar 150 focas em 2018

310
Angola iniciou em 2017 a exportação de focas vivas, para oceanários e jardins zoológicos de todo o mundo, com uma centena de exemplares, volume que já este ano deverá aumentar para 150.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Acordado preço da castanha do caju

Os empresários indianos que operam na Guiné-Bissau concordaram com o preço estabelecido para a castanha de caju a pagar ao produtor, fixado em 1000 francos (1,5 euros) o quilograma.
Guiné-Bissau

Guiné-Bissau. Governo quer diminuir importações

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadia, mostrou-se esta segunda-feira preocupado com a atual balança comercial do país e com o volume de importações de produtos alimentares.
Exportações

Portugal é o 4º fornecedor de vinhos da China

316
Portugal é já o quarto fornecedor europeu dos vinhos importados pela China, que deverá em poucos anos tornar-se o maior mercado do mundo do setor.
Exportações

Frutos silvestres da região Centro para exportação

164
O presidente da Capital dos Frutos Silvestres diz que 90% da produção de mirtilos e framboesas da região Centro, em 2017, destinou-se à exportação e lamentou a "falta de visão" em preparar o futuro.
Agricultura

Produção vinícola aumenta 10%, exportações sobem

A produção vinícola portuguesa cresceu 10% em 2017 face ao ano anterior e as exportações subiram 7,5% para 778 milhões de euros, indicou o presidente da Viniportugal.
Economia

Exportações sobem 9,6% e importações crescem 12,4%

As exportações e importações aumentaram 9,6% e 12,4% em janeiro, face ao mesmo mês de 2017, divulgou esta terça-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).
Reino Unido

Brexit impediu exportação de licor

O referendo que em 2016 ditou a saída do Reino Unido da União Europeia já teve implicações na exportação do licor português Singerverga para o Reino Unido.
Japão

Economia japonesa cresce 0,5% em 2017

No último trimestre de 2017, a economia japonesa cresceu 0,5%. A expansão ficou aquém das previsões dos analistas e significa uma diminuição relativamente ao terceiro trimestre do ano.
Economia

Economia terá crescido 2,7% em 2017

O ritmo anual de crescimento em 2017 terá sido o mais elevado desde 2000, motivado pelo aumento do investimento e das exportações.
Têxtil e Vestuário

Exportações do têxtil e vestuário atingem recorde

As exportações portuguesas de têxtil e vestuário atingiram em 2017 um "recorde absoluto", aumentando 4% face ao ano anterior e somado 5.237 milhões de euros.
Economia

Exportações crescem 10,1%, importações 12,5%

As exportações e as importações registaram em 2017 uma "significativa aceleração", aumentando 10,1% e 12,5% face a 2016, divulgou esta sexta-feira o INE.
Cabo Verde

Exportações cabo-verdianas registam quebra em 2017

As exportações cabo-verdianas caíram 18,1% em 2017, totalizando cerca de 4,8 milhões de escudos, enquanto as importações cresceram 16,3%.
Mário Centeno

Exportações nacionais atingiram 42% do PIB em 2017

Mário Centeno acentuou que as exportações portuguesas "cresceram muito mais do que o comércio internacional" o que significa que há uma forte evolução económico-financeira nacional.
Guiné-Bissau

Governo da Guiné exporta madeira apreendida

O Governo guineense começou a exportação de 1.500 contentores de madeira cortada de forma ilegal. A venda deve significar uma entrada de 10 milhões de euros nos cofres do Estado.
Consumo

Consumo nacional de sardinha caiu 63% em 5 anos

O consumo nacional de sardinha caiu 63% desde 2012 e 40% nos últimos três anos. Contudo, as exportações têm vindo a aumentar, e Portugal ganha mais agora vendendo menos do que há cinco anos.
Exportações

'Made in Portugal' representa "valor acrescentado"

Augusto Santos Silva disse este sábado, em Paris, que os setores do mobiliário e dos têxteis-lar são "exemplos da modernização" em Portugal e que o país representa hoje "mais valor acrescentado".
Exportações

Pera rocha deve atingir 100 milhões em exportações

Os produtores de pera rocha esperam atingir os 100 milhões de euros em exportações em 2019. Entre janeiro e novembro de 2017, as exportações de pera rocha ultrapassaram os 82 milhões de euros.
Brasil

Exportações agrícolas do Brasil cresceram 13%

As exportações agrícolas do Brasil aumentaram 13% em 2017 face ao ano anterior, atingindo 96,1 mil milhões de dólares, informou o do ministério da Agricultura do país.
China

Comércio externo da China cresce 14,2% em 2017

O comércio externo da China cresceu 14,2% em 2017, impulsionado pelo forte aumento das importações. Estes valores representam o fim de dois anos consecutivos de queda no comércio externo.
Exportações

Empresas exportadoras devem crescer 5,7% em 2018

As empresas exportadoras de bens perspetivam crescer 5,7% em 2018. O INE destaca as perspetivas de aumento de 22,2% nas exportações do material de transporte e acessórios.
Angola

Exportação agrícola aumenta 120 vezes em 3 meses

As exportações agrícolas angolanas aumentaram 120 vezes em três meses. O volume total passou de 2.419 milhões de kwanzas para uns históricos 292.479 milhões de kwanzas.
Exportações

Exportações crescem 11,9% em novembro

As exportações de bens abrandaram ligeiramente em novembro, com o aumento dos negócios com a União Europeia a compensar perdas com mercados como Angola. Importações abrandaram significativamente.
Macau

Exportações para a China alcançaram 9,7 milhões

O valor das exportações isentas de taxas feitas de Macau para a China diminuíram relativamente a 2016, quando o valor tinha sido de 11,59 milhões de euros.
Brasil

Brasil regista maior excedente comercial de sempre

100
A balança comercial brasileira registou um excedente de 67 mil milhões de dólares, o maior desde que há registos. Em 2017, as exportações do país totalizaram 217,7 mil milhões de dólares.
Venezuela

MNE rejeita acusações de Maduro

Nicolás Maduro acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco para a Venezuela. Augusto Santos Silva afirma que "o governo não participa nas exportações" feitas pelas empresas portuguesas.
Venezuela

Maduro. Portugal é o culpado por falta de pernil

3.237
O presidente venezuelano acusou Portugal de sabotar a importação de pernil de porco. Ministro Augusto Santos Silva diz que "o governo português não tem o poder de sabotar pernil de porco".
Angola

Angola. Petróleo já rendeu 7.480 milhões este ano

O Estado angolano já recebeu este ano 7.480 milhões de euros em receitas fiscais com a exportação de petróleo. Ainda assim, o país vai falhar a meta estipulada no Orçamento Geral do Estado.
Exportações

Importações de bens aumentam 21,4% em outubro

189
As exportações continuam a crescer, mas muito abaixo do ritmo de crescimento das importações. A culpa é da importação dos combustíveis, que cresceu 33,6% em comparação com outubro de 2016.
Exportações

Lições da bem sucedida reindustrialização têxtil

105
São muitos os sinais que comprovam o sucesso da extraordinária capacidade de sobrevivência e adaptação à mudança da indústria têxtil portuguesa - que os mais crentes não hesitam em apelidar de milagre
Crescimento Económico

INE leva decisores a cometer erros "muito graves"

249
A economia portuguesa está a crescer sustentada na procura interna? A leitura do INE é contestada pelo Forum para a Competitividade. As exportações estarão a dar o maior contributo.
Vinho

Exportações de vinho crescem 8,5%

As exportações de vinho português cresceram 8,5% em valor e 5,7% em volume. A França, os Estados Unidos e o Reino Unido continuam a ser os principais compradores.
Exportações

Exportações de cortiça sobem 4%

129
As exportações de cortiça subiram 4% nos primeiros nove meses de 2017 face ao mesmo período do ano passado. As rolhas de cortiça representaram mais de metade das exportações.
Governo

Ministro anuncia financiamento para exportações

O Governo vai abrir uma linha de 600 milhões de euros de financiamento para as empresas portuguesas aumentarem as exportações, disse, em Fátima, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Moçambique

Moçambique. Portugal é quem compra mais crustáceos

Portugal é o país que mais crustáceos compra a Moçambique, de acordo com os dados das exportações de 2016 do Instituto Nacional de Estatística moçambicano, consultados pela Lusa.
Vinho

Exportação de vinho alentejano sobe 22%

328
A exportação de vinho alentejano aumentou 22% em valor e 11% em quantidade. O preço médio por litro nos mercados externos cresceu quase 10%.
Economia

Agravamento do défice da balança comercial

As exportações aumentaram 5,8% e as importações subiram 8,1% em setembro face ao período homólogo do ano anterior, o que se traduziu num agravamento do défice da balança comercial.
Exportações

Sardinhas. Portugal importa mais do que exporta

Nos primeiros oito meses deste ano, Portugal exportou 6,1 mil toneladas de sardinhas e comprou 14,5 mil toneladas.
Cabo Verde

Cabo Verde. Portugal vale metade das importações

Portugal corresponde a quase metade das importações feitas por Cabo Verde. O arquipélago importou maioritariamente reatores e caldeiras, combustíveis, leite, arroz e bebidas alcoólicas.
Angola

Angola aumenta exportações de petróleo

As exportações angolanas aumentaram 8,6% entre abril e junho, muito graças ao crescimento da venda de petróleo. Angola é o segundo maior produtor africano de petróleo.
Moçambique

Moçambique quer vender 14 mil toneladas de pescado

Moçambique exportou 13 mil toneladas em 2016. A diretora do Instituto Nacional de Inspeção do Pescado destacou o aumento da fiscalização da pesca e os bons resultados da aquacultura.
Têxtil e Vestuário

Exportações de vestuário sobem 3,8%

A indústria nacional de vestuário exportou 2,16 mil milhões de euros nos primeiros oito meses deste ano, uma subida de 3,8% na comparação homóloga.
Economia

Exportações aumentam 14,3% e importações 12,8%

O aumento das exportações e das importações agravou o défice da balança comercial em 105 milhões de euros. Os combustíveis e os lubrificantes contribuíram em larga escala para este aumento.
Exportações

69,9% de empresas exportou só para um país em 2016

A maioria das empresas portuguesas em 2016 teve tendência a exportar mais para apenas um mercado, com 69,9% a vender só para um país. Ainda assim, a dependência tem diminuído desde 2010.
Exportações

Quase 70% das empresas só exportam para um país

INE revela que as exportadoras de bens estão muito dependentes. Mais de dois terços exportam exclusivamente para um país, quase todas exportam mais de metade dos bens para apenas um mercado.
Angola

Portugal é quem mais vende a Angola

Portugal continua a ser o país que mais exporta para Angola, à frente da China. Ainda assim, os chineses são os maiores compradores das exportações angolanas.
Petróleo

Angola. Petróleo exportado por Angola cai de novo

O preço médio do barril está abaixo daquilo que foi previsto pelo governo angolano no Orçamento de Estado. Em 2014, Angola exportava cada barril a mais de 100 dólares. Agora, não passa dos 40.
Economia

Internacionalização da economia até ao fim do ano

A partir de outubro começa a recolher contributos das associações empresariais, é aprovado até ao final do ano e posto em prática em 2018. Um dos objetivos é aumentar as exportações nacionais.
Exportações

Exportação de vinho verde vai ser de 60 milhões

Caso se repita no segundo semestre o aumento de 7% que se registou no primeiro, as vendas de vinho verde português vão chegar aos 60 milhões. Os principais compradores são os EUA e a Alemanha.
Moçambique

Moçambique receia que Brexit prejudique exportação

O Brexit está a levar a que Moçambique e países vizinhos receiem que o Reino Unido deixe de lhes comprar açúcar quando saírem da União Europeia. Alguns já procuram alternativas para escoar produção.
Economia

Exportações abrandam e défice comercial agrava-se

198
As exportações abrandaram em julho e, juntamente com um aumento das importações face há um ano, levaram a um agravamento do défice comercial. Números de 2016 foram piores que o que se pensava.
Exportações

Exportações de congelados mantêm crescimento

As exportações de alimentos congelados cresceram 13,6% para os 567 milhões de euros em 2016, face a 2015, demonstrando uma tendência de crescimento associada ao dinamismo "notável" das vendas.
Exportações

Exportações de cimento caem 42% em 2016

As exportações de cimento caíram para 85 milhões de euros em 2016. É uma redução de 42% face ao ano passado. Já a produção também caiu 3,1%.
Cabo Verde

Cabo Verde poupa nas importações

Os valores das importações de Cabo Verde baixaram em julho. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística cabo-verdiano que por outro lado avançam que o valor das exportações aumentaram.
Economia

Economia cresce 2,8% no segundo trimestre

115
A economia cresceu 2,8% no segundo trimestre do ano, face ao mesmo trimestre do ano passado, mas abrandou o crescimento face ao trimestre anterior: apenas 0,2%, contra 1% do primeiro trimestre
Moçambique

Moçambique exportou mais no primeiro semestre

No primeiro semestre do ano, Moçambique aumentou as exportações em 673,2 milhões de dólares. Já as importações cresceram em 20 milhões de dólares, refere um comunicado divulgado esta sexta-feira.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site