681kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Exportações

Calçado

Componentes para calçado impulsionam exportações

A evolução foi sobretudo impulsionada pelo bom desempenho do setor de componentes para calçado, que cresceu 18,8%, para 39 milhões de euros.
Angola

Angola exporta alimentos sem taxas para os EUA

"Trata-se de uma ação que visa promover a diversificação económica, desenvolvendo o setor agrícola e o agro empresarial", frisa embaixada norte-americana, tratando-se de uma "nova era" comercial.
Exportações

Exportações de componentes automóveis sobem 19,6%

Tendo em conta apenas o mês de julho, o aumento homólogo foi de 11%, para 980 milhões de euros, representando uma subida pelo 15.º mês consecutivo.
Exportações

Têxteis. Exportações caem 17% em valor

Portugal exportou 3.554 milhões de euros, até ao mês de julho, o correspondente a uma quebra de 5% em termos homólogos e 295 mil toneladas (-12,5%) de têxteis e de vestuário.
Exportações

Exportações e importações caem 10,6% e 8,2%

"Em julho de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -10,6% e -8,2%", refere o INE, destacando quebras nos fluxos de combustíveis e lubrificantes.
Exportações

Exportações florestais atingiram valor recorde 

"As exportações florestais aumentaram, pelo segundo ano consecutivo, atingindo um recorde de 7,1 mil milhões em 2022 — o valor mais elevado de sempre", revelou a Biondt.
Angola

Algodão: fábrica angolana bate recorde

A Textang II, a maior fábrica de tecidos finos de Angola e uma das maiores de África, vendeu a uma empresa de Guimarães a maior quantidade de fio de algodão da história de Angola, 44 toneladas.
Exportações

Exportações de frutas e legumes passam mil milhões

"Esta é a primeira vez que as vendas internacionais do setor ultrapassam, nos primeiros seis meses do ano, a barreira dos mil milhões de euros", com 1.034 milhões de euros, revelou a Portugal Fresh.
Guerra na Ucrânia

Erdogan: Ocidente deve cumprir promessas à Rússia

Presidente turco considera que a solução para o escoamento dos cereais ucranianos depende dos países ocidentais. Acusa assim o Ocidente de não cumprir promessas e de não tomarem medidas suficientes.
Guerra na Ucrânia

UE diz já não depender de fósseis russos

Comissão Europeia anunciou que a dependência da União Europeia em relação aos combustíveis fósseis russos acabou. Afirma ainda que gás russo está a "desaparecer rapidamente" da Europa.
Lusofonia

Exportações lusófonas para Macau subiram 59,9%

Os países lusófonos exportaram mercadorias no valor de 754 milhões de patacas (85,3 milhões de euros), revelou a Direção dos Serviços de Estatística e Censos de Macau.
Infarmed

Infarmed proíbe a exportação de 110 medicamentos

A medida é uma atualização dos medicamentos que estão com a exportação temporariamente suspensa. A circular ressalva ainda que a proibição "não se aplica a medicamentos fabricados para exportação".
António Costa

Costa defende mais empresas portuguesas em Timor

António Costa quer que as empresas portuguesas "aumentem a sua presença em Timor e com isso contribuam ainda mais para o desenvolvimento e crescimento do país", pois Portugal "é o principal parceiro".
Guerra na Ucrânia

Fim de acordo aumenta fortemente preço dos cereais

O fim do acordo dos cereais provocou subidas acentuadas. Em Espanha, por exemplo, alterou-se a tendência descendente e os preços do trigo, do milho e da cevada subiram cerca de três por cento.
Economia

Exportações portuguesas para África cresceram 28%

O valor das exportações de bens e serviços representa uma quota de 5% no total das exportações portuguesas, sendo a maioria para os PALOP, onde o crescimento foi ainda mais expressivo.
Guerra na Ucrânia

Cereais. Zelensky acusa Moscovo de atacar portos

Zelensky disse que que pretende "fortalecer a proteção das pessoas e da infraestrutura portuária" do país para fazer frente à ameaça aos portos do Mar Negro depois da suspensão do acordo sobre cereais
Economia

Exportações e importações caem 6,9% e 4,1% em maio

"Em maio de 2023, as exportações e as importações de bens registaram variações homólogas nominais de -6,9% e -4,1%, respetivamente (-3,3% e -6,0%, pela mesma ordem, em abril de 2023)", refere o INE.
União Europeia

UE e Nova Zelândia criam acordo de livre comércio

O acordo irá remover todas as tarifas sobre as exportações, que consistem essencialmente em bens de manufaturação, da UE para a Nova Zelândia.
Exportações

Restrições à exportação de metais preocupam EUA

As restrições às exportações de gálio e germânio surgem da necessidade de "proteger a segurança e os interesses" da China diz a secretária de Estado do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen.
Guerra na Ucrânia

Arábia Saudita e Rússia limitam oferta de petróleo

A Rússia já tinha anunciado uma diminuição da produção em 500 mil barris por dia, uma medida que disse querer manter até ao fim de 2024. A decisão anunciada diz respeito às exportações.
Economia

Lidl: qualidade nacional além-fronteiras

O objetivo do Lidl é claro: privilegiar os produtos e fornecedores nacionais. Prova disso é a nova edição do “Estudo de Impacto das Exportações do Lidl na Economia Nacional”, realizado pela KPMG.
Guerra na Ucrânia

Cereais: inspeções reduzem fornecimento

As exportações de alimentos pelo corredor humanitário marítimo do Mar Negro caíram significativamente, o que leva António Guterres a pedir para os países acelararem as operações.
Economia

Economia passa para excedente de 693 milhões

O Banco de Portugal confirmou ainda que a necessidade de financiamento da economia portuguesa em abril de 2023 se traduziu num saldo negativo da balança financeira na ordem dos 137 milhões de euros.
Economia

Exportações e importações caem quase 4% e 6%

Segundo o INE, em relação aos valores de abril, "desde os primeiros meses de 2021 que não se registavam decréscimos nas transações de bens de Portugal com os mercados externos".
China

Comércio externo da China contrai em maio

O comércio externo da China caiu 7,5% em maio, em relação a igual mês do ano passado, para cerca de 265 mil milhões de euros revertendo o crescimento de 8,5% registado em abril.
Ministério da Economia

Ministro da Economia pede que "berremos menos"

António Costa Silva diz que o País passa demasiado tempo a "discutir as pessoas" e pouco tempo a discutir "as políticas". E defende que taxa aos lucros excessivos seja eliminada.
País

Turismo com crescimento no mês de abril

O banco central refere que estes valores apresentam uma desaceleração face ao crescimento observado nos primeiros três meses do ano "influenciado pelas medidas de resposta à pandemia de covid-19".
Exportações

Costa salienta crescimento das exportações de bens

O primeiro-ministro afirma que "a exportação de bens está a crescer mais do que a exportação de serviços", o que transmite confiança aos investidores e que vai continuar a investir no ensino superior.
G20

Exportações do G20 crescem 2,2% no 1.º trimestre

Enquanto as exportações do G20 aumentaram no 1.º trimestre, as importações verificaram um decréscimo pelo terceiro trimestre consecutivo derivado "ao efeito da baixa dos preços da energia".
Comentário

Crescimento de 2,4%? "Um trimestre muito forte"

Bruxelas prevê crescimento de 2,4% da economia portuguesa em 2023. Jornalista de Economia do Observador Edgar Caetano diz que, apesar do bom desempenho neste ano, a "previsão para 2024 não é tão boa".
Exportações

O Governo não acerta uma

O objetivo de 50% fixado pelo governo para as exportações em 2027 foi já alcançado em... 2022! Seja por falta de ambição ou falta de informação, certo é que o governo não acerta uma previsão económica
Economia

Exportações e importações crescem 13,2% e 9,1%

No primeiro trimestre de 2023, as exportações e as importações aumentaram 13,2% e 9,1%. Excluindo os produtos petrolíferos, registaram-se variações de 6,4% nas exportações e 0,4% nas importações.
Crescimento Económico

Dois tempos da economia portuguesa no século XXI

Os ciclos económicos dependem de múltiplos fatores e não apenas dos governos. Felizmente, é possível ter alguma boa economia sem um governo efetivamente governar.
Alimentação

Empresa de bovinos no Alentejo exporta para a Ásia

Com vista a desenvolver o conceito da gastronomia portuguesa, o Grupo Monte do Pasto, que exporta para Macau e Hong Kong, quer expandir o seu mercado na Ásia e fazer chegar a carne de bovino ao Japão.
Zona Euro

Bens da zona euro com excedente em fevereiro

As exportações de bens da zona euro aumentaram 7,6%, alcançando 232,7 mil milhões de euros. Já as vendas para fora do bloco cresceram 8%, para os 207,7 mil milhões de euros.
União Europeia

Comércio agroalimentar chega aos 401,5 mil milhões

Face a 2021, no ano passado o comércio agroalimentar da União Europeia registou um excedente de 58 mil milhões de euros, chegando aos 401,5 mil milhões de euros. O Brasil foi o maior exportador.
Macau

Saldo comercial com Macau representa 20,5 milhões

Com Macau enquanto 85.º cliente das exportações portuguesas de bens em 2022, o saldo das trocas comerciais entre Portugal e o país asiático é favorável em quase 20,5 milhões de euros
Brasil

Brasil/China vê "novo ambiente", pós-Bolsonaro

Depois do "prejuízo" dos últimos anos, a relação entre China e Brasil vê agora um "ambiente completamente novo". Jorge Viana, presidente da APEX, destaca a necessidade do Brasil exportar carne.
China

China levanta embargo à carne de vaca do Brasil

Brasil pode voltar a exportar carne de vaca para o mercado chinês. Limitação imposta pelos asiáticos começou após um caso isolado da doença das "vacas loucas", resultado do envelhecimento do animal.
Exportações

Lidl exportou 27 mil toneladas de fruta e legumes

Retalho do Lidl exportou 27 mil toneladas de fruta e legumes para 11 países. Empresa reafirma o "apoio do retalhista aos produtores nacionais", reforçando os 1533 camiões carregados de 505 produtores.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.