Depois do anúncio da ofensiva SUV, a Audi prepara-se para dar continuidade à estratégia de novos produtos com ataque idêntico, mas no domínio dos desportivos. Anunciando desde já o lançamento de oito novos modelos do género, nos próximos dois anos, com as versões RS a diferenciarem-se de tudo o resto, enquanto “cereja no topo do bolo”.

Numa altura em que a marca dos quatro anéis se prepara para lançar no mercado norte-americano desportivos como o RS3, o RS5 Coupé ou o TT RS, responsáveis da Audi Sport como Filip Brabec e Stefan Reil vieram já garantir que muitos mais modelos do género estão a caminho.

Stephan Reil

Com a versão RS da próxima geração A7 também já no horizonte, Reil – que nos últimos 18 anos tem estado por detrás de todas as variantes RS – nota que estas propostas são pensadas e desenvolvidas desde o primeiro momento em que o modelo começa a ser trabalhado. O que, sublinha, é “uma mudança completa na estratégia”, já que, no passado, “o RS era desenvolvido e acrescentado numa altura em que o modelo que lhe estava na base já se encontrava no final do ciclo de vida”. Hoje em dia, contudo, já não é assim: “as duas variantes são desenvolvidas em paralelo, a partir do primeiro momento”.

Segundo o mesmo responsável, no futuro, a Audi Sport “passará a desempenhar uma abordagem muito mais global, face aos produtos Audi”. Nomeadamente, com a produção de muitas mais versões RS, graças também “ao impulso que representa a entrada no mercado norte-americano”. Abarcando, inclusivamente, o segmento crossover. Ainda assim, garante Brabec, nem todos os Audi terão uma versão RS. Desde logo, porque “um RS é realmente um modelo único”, diferente, por exemplo, de um S. “Um S será sempre uma versão mais acessível, mais mainstream”, diz Filip Brabec. E Stefan Reil complementa: “Já um RS, é mais tipo a cereja no topo do bolo.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR