O organismo norte-americano responsável pelo registo de patentes acaba de publicar um pedido efectuado pela Porsche no passado dia 27 de Setembro de 2016, para um novo difusor traseiro extensível activo.
Embora não seja de hoje que vários modelos da Porsche contam com apêndices aerodinâmicos retrácteis, nomeadamente deflectores, este novo pedido de registo indica que um difusor traseiro, com um princípio de funcionamento semelhante, poderá estar em vias de ser introduzido em algumas futuras propostas do construtor de Estugarda. Segundo esse mesmo pedido, embora já existam no mercado vários difusores activos colocados sob a plataforma dos veículos, este distinguir-se-á por estar montado directamente no pára-choques traseiro, adoptando, inclusivamente, um formato côncavo, para que possa no mesmo ficar integrado quando não estiver a ser utilizado.
Quando activo, este elemento funcionará como um prolongamento do veículo, canalizando o ar de forma quer a reduzir a resistência aerodinâmica, quer a aumentar a downforce, consoante a situação do momento. Poderá, até, dispor de várias aletas, distribuídas ao longo da secção traseira, passíveis de funcionar de forma independente umas das outras, visando aumentar a motricidade das rodas interiores em curva – um pouco à semelhança do sistema ALA (Aerodinamica Lamborghini Activa), estreado pela marca italiana no novo Huracán Performante.
Não menos interessante é o facto de a Porsche referir que o dispositivo, que se estende por toda a traseira do veículo, pode ser implementado em veículos desprovidos de ponteiras de escape, como é o caso dos eléctricos. Assim sendo, e se bem que um pedido de patente não seja, necessariamente, uma garantia de passagem à produção, é bem possível que a Porsche tenha já planos para a integração deste novo elemento no seu primeiro modelo de propulsão eléctrica, o Mission E, sendo também previsível a sua utilidade tanto nas suas propostas mais radicais, como o 911 GT3, como em modelos mais acessíveis.