Já anunciado como o mais eficaz Lamborghini de sempre, o Huracán Performante, cuja apresentação mundial está agendada para o Salão Automóvel de Genebra, tem na base uma nova e promissora tecnologia, a que a marca deu o nome de “Aerodinamica Lamborghini Attiva” (ALA). E cujas vantagens o construtor acaba de demonstrar numa volta, captada em vídeo, ao emblemático circuito alemão de Nürburgring.

Numa passagem que terá servido para a Lamborghini tentar derrubar o recorde da volta mais rápida ao circuito alemão (ainda que a marca italiana não tenha divulgado, até ao momento, o melhor tempo do seu novo “touro bravo”), o fabricante de Sant’Agata Bolognese aproveitou a presença do Huracán Performante em pista para explicar, num vídeo de apenas 43 segundos, os benefícios da nova tecnologia aerodinâmica. A qual tem na base um novo tipo de construção, com recurso a materiais compósitos forjados, para fabrico dos painéis da carroçaria, garantindo assim uma redução no peso do conjunto na ordem dos 41 kg – o Huracán Performante fica-se pelos 1.381 kg, contra os 1.422 kg do LP 610-4 Coupé standard.

3 fotos

Esta solução tecnológica, desenvolvida em conjunto pela Lamborghini e pela famosa marca de tacos de golfe Callaway, foi estreada pela marca italiana não agora, mas há já algum tempo, no deslumbrante Sesto Elemento.

No caso do Performante, toda esta leveza acaba por tornar-se uma excelente aliada para o conhecido V10 5,2 litros naturalmente aspirado, que aqui deverá ver igualmente a sua potência aumentada em 25 a 40 cv, e o binário agravado em 30 Nm. Reforços que deverão permitir ao novo modelo da casa de Sant’Agata Bolognese anunciar uma potência total a rondar os 650 cv e um binário máximo perto dos 589 Nm – isto, quando o Huracán dito “normal” não passa dos 610 cv e 560 Nm.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR