Depois da nuvem em forma de bola de fogo da Madeira, fotografada em fevereiro de 2016 e batizada como “Mão de Deus”, surgem agora “olhos” nos céus da Europa. O fenómeno está a ser seguido pelos internautas e já há várias réplicas, em foto, do acontecimento.

Rogério, o homem que nos mostrou a nuvem da Mão de Deus

O blog “Mysterious Universe” tem compilado as fotos das intrigantes nuvens. A última, tirada em Inglaterra, mostra um olho com linhas definidas, que provocou a desconfiança de muitos. Graham Telford, habitante da cidade inglesa Leeds e autor da fotografia, garante que esta não tem edição de photoshop.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Estava a tirar fotos de algumas nuvens e fazia bastante vento. Vi que esta se estava a formar sobre a minha casa e tirei algumas fotografias com o telemóvel. Ainda pensei ir buscar a minha máquina, mas não havia tempo. Desapareceu tão rápido como se tinha formado”, conta o fotógrafo impressionado.

Mas não foi a primeira imagem do género captada nos céus da Europa. Para além de Inglaterra, também na Rússia (em vídeo) e na República Checa se avistaram “olhos” nas nuvens.

O “olho” em Nýdek, República Checa.

Este fenómeno é causado por nuvens lenticulares, formações estacionárias de nuvens, com formato análogo a fogo e lentes, que se formam em altitude. Muitos são os que não romantizam estas aparições nos céus e tentam explicar o acontecimento e partilhar com os restantes internautas.