Conhecer designers de joias portuguesas e as suas criações espalhadas pela cidade do Porto é o que propõe a iniciativa Portuguese Jewellery Around Porto, que acontece a 19, 20, 26 e 27 de maio. Durante quatro dias, o público é convidado a percorrer alguns dos principais espaços de joalharia portuguesa da cidade e a participar em alguns eventos especiais.

O primeiro momento Portuguese Jewellery Around Porto acontece esta sexta-feira, às 11h30, com um pequeno-almoço nas novas instalações da Eugénio Campos Jewels (no Candal, Vila Nova de Gaia), para celebrar o 30.º aniversário da marca. Ao final do dia, é hora de rumar à Rua de Cedofeita, onde fica o Tincal Lab, atelier de joalharia contemporânea. O convite é para uma conversa intimista, acompanhada por petiscos e vinho, com a designer portuguesa Ana Pina, mentora do espaço, e o designer de joias argentino Gustavo Paradiso.

No dia 20 de maio, sábado, entre as 15h e as 18h, a jovem designer de joias Ana João vai apresenta a sua nova coleção no meio das muitas tentações da Gelataria Sincelo (Rua de Ceuta). Mais tarde, das 18h às 20h, a marca portuguesa Mesh promove na sua loja própria (Rua Ramalho Ortigão) uma “Jewellery Cocktail Party”, em que será possível personalizar uma joia no momento, com vários “ingredientes” à escolha, pode ler-se em comunicado.

Uma das criações da Mesh. © Divulgação

O festival de joalharia regressa uma semana depois, a 26 de maio, com Alcino Silversmith a abrir as portas da sua oficina centenária, na Rua Santos Pousada, onde a prata ganha diversas formas de joalharia.

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No dia seguinte, a festa termina com três eventos. A Mater Jewellery Tales apresenta, entre as 14h e as 20h, na Anselmo 1910 (Rua das Carmelitas), a sua coleção Calçada, uma homenagem à arte e aos artesãos portugueses, que serve de mote a uma encenação.

Às 17h, a MMUTT irá apresentar a montra da sua nova loja (Praça Filipa de Lencastre), e, no final do dia, entre as 18h e as 20h, tem lugar a festa de encerramento, com Sopro Jewellery no espaço Feeting Room (Largo dos Lóios) onde a criadora da marca irá apresentar as suas novidades.

Uma das peças da Sopro, que vai apresentar a nova coleção. Jewellery. © Divulgaçãoo

A iniciativa é promovida pela AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal e o objetivo é dar a conhecer as marcas, os protagonistas e os espaços das joias nacionais na cidade. Os eventos são todos de entrada gratuita, mas é necessária fazer pré-reserva de lugares.