O artista de arte urbana Banksy foi obrigado a cancelar aquilo que pode ser considerado uma oferta eleitoral depois de a polícia ter iniciado uma investigação. Em causa estava a proposta de Banksy, que prometia oferecer impressões gratuitas de edição limitada do seu trabalho a quem votasse contra os Conservadores nas eleições do próximo dia 8 de junho.

https://www.instagram.com/p/BU4flEND1i6/

A oferta do muito misterioso artista abrangia apenas seis circunscrições de Bristol. Caso os fãs de Banksy enviassem fotografias do boletim de voto, como prova de que tinham votado contra o partido da atual primeira-ministra, Theresa May, receberiam os respetivos trabalhos artísticos no dia seguinte às eleições, a 9 de junho.

https://www.instagram.com/p/BU4fuqmjYPX/?taken-by=banksy

A impressão gratuita em causa seria uma adaptação do muito conhecido desenho da menina que segura um balão vermelho em forma de coração que, agora, seria substituído pela “Union Flag” (bandeira britânica).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Dois dias após o começo da campanha foi o próprio artista a cancelá-la, depois de a polícia de Avon e Somerset ter iniciado uma investigação na sequência das inúmeras queixas que recebeu. Na respetiva conta de Twitter, a polícia divulgou um comunicado de imprensa onde se lê que é “uma ofensa criminal (…) para qualquer eleitor aceitar ou concordar em aceitar um presente ou algo semelhante em troca de um voto ou de se abastecer de votar”. As entidades policiais referem ainda que qualquer pessoa disposta a participar em ofertas idênticas corre o risco de ser processada.

Tendo isso em conta, o artista divulgou na conta de Instagram que a campanha — se assim a pudermos chamar — foi cancelada. “Fui avisado pela Comissão Eleitoral de que a oferta de impressões gratuitas invalidaria o resultado das eleições. Lamento anunciar que esta oferta mal concebida e legalmente duvidosa foi cancelada”, escreveu Banksy num tom irónico.

https://www.instagram.com/p/BU-UOrSDRub/?taken-by=banksy