A operação policial em Notre Dame já terminou. Durante cerca de uma hora, a polícia de Paris vedou o acesso à Catedral de Notre Dame depois de relatos de tiros e pânico perto do local. Segundo o jornal francês Le Figaro, um homem tentou agredir com um martelo um dos guardas da catedral. A polícia retaliou com um tiro que atingiu o atacante no tórax, que já estará neutralizado e a caminho do hospital. Confirma-se também que o polícia atacado ficou ferido.

As autoridades desconhecem, para já, as motivações do atacante e se agiu sozinho. Mas a BFM TV avança que pode tratar-se de um estudante argelino, que estaria ainda munido de duas facas. O ministro francês do Interior, Gerard Collomb, disse que o atacante gritou: “Isto é pela Síria”, enquanto atacava o polícia. Como para o autor, “apareceu como estudante argelino e foi equipado com uma placa que irá verificar a autenticidade”, disse o ministro. Numa conferência de imprensa pouco depois do incidente, o ministro disse ainda que o homem “foi encontrado com duas facas de cozinha” além do martelo. O ministro acrescentou que o homem estava sozinho e atuou sem ajuda.

Um jornalista da cadeia norte-americana CBS esteve no local e gravou um vídeo explicando as medidas de segurança impostas à volta da catedral.

A polícia de Paris pediu a toda a população que evite a área por enquanto e os serviços anti-terrorismo já abriram uma investigação, apesar de não existir ainda confirmação sobre as motivações do atacante, podendo ter sido apenas uma tentativa de assalto. À agência Associated Press, um membro do sindicado dos polícias Cedric Michel, confirmou que o polícia que foi agredido estava destacado para patrulhar a área envolvente à catedral.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o repórter do Le Figaro, Jean-Marie Guénois, estiveram presas dentro da catedral cerca de 900 pessoas que só estão agora a começar a sair, depois de a polícia ter confirmado não existir um cúmplice do atacante dentro da catedral.

Algumas pessoas que estavam perto da área confirmam que ouviram tiros. A multidão de turista terá dispersado rapidamente. Não há barcos a circular no Sena e as linhas de metro de St. Michel também foi fechada.

A França está sob estado de emergência desde 2015, quando um ataque terrorista vitimou 130 pessoas em Paris. A Notre Dame recebe 13 milhões de visitantes por ano.