Há pelo menos 17 incêndios ativos em Portugal continental que estão a mobilizar 1714 e 524 veículos. Os distritos que estão a merecer mais atenção por parte da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) são Castelo Branco, Coimbra e Portalegre. Só nestes três distritos, estão ao serviço 1 616 operacionais.

Ao longo do dia de ontem, domingo, o vento forte que se fez sentir dificultou o combate aos incêndios. Devido à gravidade das três situações, no domingo, foram chamados 12 grupos de reforço de corporações de bombeiros da zona Centro, de Setúbal e também de Évora. Com o cair da noite, o combate aos incêndios deixou de contar com os meios aéreos, que chegaram a ser 25 durante a tarde.

Incêndio na Sertã estendeu-se até ao concelho de Mação

O fogo da Sertã, no distrito de Castelo Branco, começou no início da tarde de domingo, numa zona de grandes declives e difícil acessos, é o que está a mobilizar mais meios: 731 operacionais acompanhados por 230 veículos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o presidente da câmara, Vasco Estrela, o fogo, que se estendeu até ao concelho de Mação (distrito de Santarém), está “mais controlado”, sem aldeias em perigo neste município, mas ainda inspira preocupação.

Em declarações à Lusa, Vasco Estrela explicou que “houve necessidade de retirar algumas pessoas” de três aldeias, mas “neste momento em concreto não há aldeias em perigo e o pior já deve ter passado”.

As pessoas retiradas estão na Santa Casa da Misericórdia de Cardigos e tão cedo não poderão voltar, já que num caso a casa “foi consumida pelo incêndio” e noutro os habitantes são “pessoas muito idosas”.

“Posteriormente vamos tentar ajudar essas pessoas a retomarem a sua vida”, disse o autarca de Mação.

Apesar de alguma evolução positiva, Vasco Estrela manifesta apreensão: “Há um receio de o incêndio evoluir, que as coisas não se consigam resolver (…) As coisas estão ainda um pouco complicadas mas há esperança que durante a noite, o que resta da noite, se consiga resolver o incêndio”.

No distrito de Castelo Branco lavra também um incêndio em Santo André das Tojeiras, que está a ser combatido por 234 operacionais e 74 viaturas.

Segundo a ANPC, no distrito de Castelo Branco, foram cortadas a Estrada Municipal 538 em Vale do Pereiro-Vale Junça, a Estrada Nacional 3 e Itinerário Principal (IP) 2 entre Alvaiade e Sarnadas de Ródão e a Estrada Municipal 546 Bugios-Sarnadinha.

Incêndio no Alto Alentejo mobiliza duas centenas de operacionais

Também em Gavião, no distrito de Portalegre, há registo de um incêndio para o qual estão destacados 318 operacionais e 104 viaturas. O incêndio deflagrou às 16h11.

Há corte de estradas: Estrada Municipal 1010 em Domingos da Vinha e Areia, a Estrada Municipal 1020-2 em Outeiro Fundeiro e Outeiro Cimeiro e Estrada 1011 Alvisquer e Areia.

Segundo a ANPC, no domingo, o incêndio chegou a aproximar-se de habitações destas duas últimas localidades, que estão agora fora de perigo.

Coimbra: fogo em Ceira em fase de resolução

Há também quatro fogos no distrito de Coimbra — destes, três estão em fase de conclusão e um está em fase de resolução — que estão a ser combatidos por 244 operacionais e 67 veículos.

O incêndio em Ceira (a sul da cidade de Coimbra), que ontem era combatido por 319 operacionais, já está em fase de resolução.

Mais um incêndio em Bragança

Há ainda um incêndio a lavrar em Vale Frechoso, concelho de Vila Flor (Bragança), que está a ser combatido por 136 operacionais e 53 veículos.