Basta entrar num autocarro, num comboio ou no metropolitano para entender. Todos estão de olhos postos para baixo, embrenhados num pequeno ecrã brilhante que só o polegar frenético pode animar. É a juventude que temos, dizem alguns, na certeza de que a tecnologia e as redes sociais que ela trouxe estão a formar pessoas anti-sociais e desatentas ao mundo. Uma página no Twitter publicou uma fotografia, que já tem corrido o mundo, e que prova que não é bem assim: uma viagem até ao século passado basta para entrar no mesmo autocarro, no mesmo comboio ou metropolitano e encontrar todos de cabeça cabisbaixa, mergulhadosnos jornais. E ninguém falava com ninguém.

“Historical Pics” já leva mais de seis mil seguidores e cada um dos seus 13 mil tweets é partilhado centenas de vezes. Em pleno século XXI, a página conseguiu levar à modernidade a vida nos séculos XIX e XX, mostrando algumas das imagens mais interessantes captadas no passado. A História ganha assim nova vida no Twitter, onde os grandes acontecimentos que mudaram o mundo ou as fotografias que eternizaram momentos importantes ficam guardadas para sempre na gigante rede da Internet.

Um dos tweets recentemente publicado na página foi a imagem a de Nagasaki, 20 minutos depois do rebentamento da bomba atómica, em 1945.

https://twitter.com/HistoricalPics/status/894107055149256706

O Observador procurou algumas das publicações mais interessantes desta página do Twitter e recolheu-as em 26 imagens na fotogaleria. Uma viagem ao passado que pode fazer aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR