Cerca de 1200 atores da Disneyland podem vir a perder os empregos. A Disney tenciona substituir os profissionais que dão vida às suas personagens por robôs softbody. A patente já data de abril mas só agora foi confirmada a intenção de explorar a fundo a ideia.

Qual é a melhor parte da Disneyland? Conhecer os heróis de infância, diria qualquer criança que visita o parque! A interação com o Mickey, Pateta ou o Pato Donald faz parte da experiência de fantasia que é a Disneyland. Por detrás destas personagens estão atores que treinam e praticam durante horas os movimentos das personagens. Contudo, uma patente da Disney ambiciona não ter que depender destes atores muito mais tempo.

Essa mesma patente revela que o plano da Disney é de criar robôs soft-body (que é como quem diz, suaves e fofos) adaptados para interação humana, nomeadamente com crianças. Eles também vão incorporar sensores e software de controlo orientado para reduzir o impacto e colisão durante qualquer interação humana. Cada robô será treinado para a personagem em questão, na forma de andar, de se mexer e de se comportar perto de pessoas.

Podemos estar prestes a ver pequenos robôs soft-body à venda nas lojas dos parques, enquanto os de tamanho adulto andarão a interagir com os visitantes.

A Disney sempre desencorajou os atores que contrata a revelarem quem está dentro do disfarce para preservar um pouco da fantasia. Os atores, por sua vez, acham que isso é uma violação dos seus direitos constitucionais.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR