A socialista Sónia Paixão, candidata do PS a Loures, admitiu ao Observador que aceitaria uma coligação com o polémico André Ventura, do PSD, se fosse preciso viabilizar um executivo camarário do PS naquele concelho. Apesar das palavras duras de António Costa sobre a manutenção do apoio de Pedro Passos Coelho, líder social-democrata, ao candidato acusado de racismo e xenofobia — uma “desonra”, afirmou — por causa das declarações sobre ciganos, Sónia Paixão diz que este dava “um bom vereador”, embora não um bom presidente de câmara. A CDU também não fecha a porta ao PSD: mas diz que só pensará nisso depois de 1 de outubro.

Numa conversa com o Observador, a socialista acusou a CDU e o PSD de estarem a preparar uma nova coligação pós-eleitoral — os sociais-democratas têm dois vereadores com pelouros no executivo liderado pelo comunista Bernardino Soares — mas a CDU diz que só avaliará essa possibilidade depois de 1 de outubro. O candidato social-democrata afasta totalmente a hipótese de o seu partido apoiar de novo um executivo liderado pelo PCP. Se não houver um novo pacto “vodka-laranja”, como é conhecido o executivo CDU-PSD, o cenário pode passar por um acordo dos comunistas com o PS. Mas a candidata socialista admite não só este cenário, mas também uma coligação com o PSD.

Sónia Paixão, a candidata do PS à câmara de Loures, diz ao Observador que possui informações internas dos seus adversários que indicam a repetição do apoio dos sociais-democratas aos comunistas após as eleições. “Tenho tido telefonemas várias pessoas de ambas as candidaturas ligadas aos dois quadrantes políticos, que dão conta de um pré acordo eleitoral entre a CDU e o PSD”, acusa a socialista.

Esta ex-vereadora do PS — que esteve na câmara de Loures entre 2009 e 2013 — diz ter como objetivo ganhar as eleições, mas admite ao Observador a possibilidade de viabilizar um executivo da CDU ou até de governar com o PSD, ou seja, “com quem der melhores condições de cumprimento do programa”. No concelho há um passado de alianças à esquerda e à direita: “O histórico do PS em Loures demonstra que houve disponibilidade: estivemos coligados com a CDU e com o PSD em momentos diferentes”, diz Sónia Paixão ao Observador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E seria capaz de fazer uma coligação com André Ventura? Sónia Paixão responde que sim:

Acho que o André Ventura pode dar um bom vereador, nunca um bom presidente da câmara”.

A disponibilidade da candidata do PS contrasta com as declarações de António Costa sobre André Ventura, quando este disse que os ciganos viviam exclusivamente das prestações sociais: “Já viram a triste situação em que eu estaria se fosse líder do PSD e estivesse no concelho de Loures a apoiar um candidato que desonra qualquer partido democrático?”, disse o secretário-geral socialista quando Pedro Passos Coelho manteve o apoio ao seu candidato (enquanto o CDS se retirou e lançou uma candidatura própria).

Candidata recua. Pedroso não votava PS em Loures. CDS exige retirada de confiança

Sónia Paixão também disse ainda ao Observador que também considera haver sinais de “não agressão” entre a CDU e o PSD. “O Bernardino Soares não responde a nenhumas afirmações do candidato do PSD André Ventura”, acusa.

PCP diz que logo se vê. PSD recusa ser laranja na vodka

Apesar de Bernardino Soares ter respondido com dureza a André Ventura — quando este fez as declarações sobre a comunidade cigana — e de ter dito que eram palavras “inaceitáveis e xenófobas”, o PCP não fecha para já a porta a um entendimento com o PSD. Os comunistas consideram que é “matéria para avaliar depois de 1 de outubro”, diz ao Observador Alexandre Teixeira, do gabinete da CDU de Loures — para onde Bernardino Soares remeteu as respostas ao Observador. “Até lá estamos no terreno da especulação”, afirma.

André Ventura, o homem que passa a vida a discutir

Este dirigente comunista, no entanto, não considera a polémica sobre os ciganos “uma questão menor” e é “um elemento estranho neste nível de candidaturas”, diz Alexandre Teixeira ao Observador.

O candidato do PSD é claro: “Tenho sido muito claro desde o início. Acho esta coligação contra-natura. Mesmo ao nível do município temos projetos muito diferentes”, diz André Ventura ao Observador, apesar de o seu número dois, Nuno Botelho, ser um dos vereadores com pelouro. “Se não ganhar, não estou disponível para ser muleta da CDU”, afirma o social-democrata contestando assim a as informações que a sua adversária do PS diz ter. “Também tenho informações de que o PS quer meter a família toda na câmara outra vez, como aconteceu quando estavam à frente do município”, contra-ataca Ventura.

O social-democrata garante que ficará como vereador e diz que, no caso de o vencedor não ter maioria, “os três partidos [CDU, PS e PSD] têm de pensar a que consensos podem chegar ou então teremos eleições ao fim de seis meses ou um ano”.

Em 2013, os resultados foram muito equilibrados e a CDU conquistou a câmara ao PS com uma diferença de 2.873 votos em 82 mil votantes, para um total de 166 mil inscritos nos cadernos eleitorais. A CDU teve 34,7% e cinco vereadores, o PS conseguiu 31,2% e quatro vereadores, e o PSD obteve 16% e elegeu dois vereadores.

Costa. “Um candidato racista não desonra só uma candidatura em Loures”