O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma mensagem de pesar ao homólogo mexicano pelas vítimas mortais do sismo de magnitude 7,1 registado esta terça-feira no México.

“Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus familiares e todos aqueles que foram afetados por este sismo”, afirma Marcelo Rebelo de Sousa na mensagem enviada a Enrique Peña Nieto e disponibilizada no site da Presidência da República Portuguesa.

O sismo de hoje teve o epicentro a 12 quilómetros a sudeste de Axochiapan, no Estado central de Morelos, e causou pelo menos 79 mortos, segundo o mais recente balanço das autoridades mexicanas.

Sismo de magnitude 7.1 atinge o México e faz mais de 200 mortos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com um balanço preliminar das autoridades estatais, 54 mortes ocorreram no Estado de Morelos, 13 em Puebla, oito no Estado do México e quatro na capital, Cidade do México.

O Presidente do México ativou o plano de emergência do país e convocou o Comité Nacional de Emergências, para coordenar todas as ações de ajuda.

As estações televisivas mexicanas estão a mostrar imagens de vários edifícios que colapsaram, com o presidente da autarquia da Cidade do México, Miguel Angel Mancera, a afirmar que existe a confirmação de pessoas que ficaram presas no interior dos edifícios que colapsaram.

Este sismo acontece no dia em que se completaram 32 anos desde que um poderoso terramoto deixou milhares de mortes na Cidade do México.