Roy Moore venceu esta terça-feira, com uma larga vantagem, as primárias republicanas para o lugar de senador do Alabama. Com 95% dos votos, o antigo juiz bateu facilmente o candidato apoiado diretamente pelo Presidente Donald Trump, Luther Strange, que ocupa o cargo desde a saída de Jeff Sessions para o lugar de Procurador-Geral dos Estados Unidos da América.

A vitória de Moore, contudo, não se esgota neste resultado. O antigo juiz contou com um apoio de peso: Steve Bannon, até há pouco tempo o conselheiro estratégico e braço-direito do presidente norte-americano, não escondeu a sua oposição a Trump.

A vitória de Moore, contudo, não se esgota neste resultado. O antigo juiz contou com um aliado de peso: Steve Bannon, até há pouco tempo o conselheiro estratégico e braço-direito do presidente norte-americano, não escondeu o apoio a um candidato que considerava anti-sistema. E, no final, também não disfarçou o seu contentamento:

Quem manda: as pessoas ou o dinheiro? O Alabama respondeu hoje: as pessoas”, comentou um exultante Bannon na noite de terça-feira depois de se conhecerem os resultados eleitorais.

O próprio Roy Moore partilhou na sua conta de Twitter o momento em que Steve Bannon subiu ao palco para celebrar a vitória, não deixando de lhe agradecer o apoio.

https://twitter.com/MooreSenate/status/912860158417612801

Moore, de 70 anos, é uma figura controversa dentro do Partido Republicano. É sobretudo conhecido por ter sido duas vezes afastado, em 2003 e 2016, do cargo de Presidente do Supremo Tribunal do Alabama, uma delas por ter desafiado a decisão do organismo de tornar legal o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O antigo juiz Roy Moore em Fairhope, Alabama.

A sua vitória representa assim um golpe para Trump e os outros líderes republicanos que consideravam que Luther Strange era o candidato mais adequado para o lugar. Durante a corrida ao senado norte-americano, o ex-juiz defendeu que as eleições eram uma oportunidade de mandar uma mensagem à “elite de Washington” que tentou influenciar as primárias através de um fundo de cerca de nove milhões de dólares transferido para a campanha de Strange, refere o The Telegraph.

Trump deu os parabéns a Moore através do Twitter, considerando que, apesar de ter começado um pouco atrás, Luther Strange fez uma “boa corrida”. Roy Moore irá enfrentar em dezembro o candidato democrata, Doug Jones.