Os graves incidentes ocorridos este domingo durante o referendo para a independência da Catalunha chegariam igualmente no futebol. O Barcelona tinha agendado para a tarde o encontro com o Las Palmas. A direção do clube catalão solicitaria à Liga Espanha de Futebol Profissional o adiamento do jogo. Perante a recusa, optaria por disputar o jogo à porta fechada e sem público.

No final da partida, um dos capitães do clube, Gerard Piqué, falou ao jornalistas em lágrimas. Piqué sempre foi assumidamente a favor da independência da Catalunha — e votou no referendo que foi considerado ilegal pelo Governo e pelos tribunais. “Sou e sinto-me catalão. Mais do que nunca, sinto-me orgulhoso das pessoas na Catalunha que se comportaram de forma maravilhosa nestes sete anos, em que não houve qualquer violência. Hoje veio a Polícia Nacional e a Guarda Civil espanhola, que atuaram desta forma”, afirmou Gerard Piqué, referindo-se, criticamente, à brutalidade policial a que se assistiu no domingo.

E acrescentou: “Estamos num país que tem um chefe de governo e um partido [Mariano Rajoy e o Partido Popular] que utiliza todos os meios para mentir. Foi uma das piores decisões dos últimos 50 anos e só vai separar mais a Catalunha da Espanha”.

Piqué, de 30 anos, é internacional espanhol. Conta com 91 internacionalizações, foi campeão da Europa e do Mundo com a Roja. Mas admite abandonar à Seleção em breve. “Sei que há pessoas de não aprovam o que se passou [a violência no referendo] e que acreditam em democracia. Mas se o selecionador [o ex-treinador do FC Porto, Julen Lopetegui] ou qualquer outra pessoa da Federação pensar que sou um problema, deixarei a seleção antes do Mundial”, garantiria Piqué, após o encontro com o Las Palmas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao longo desta segunda-feira, na sua conta de Twitter, Piqué foi deixando críticas à violência policial de domingo. Como aqui:

A seleção espanhol concentrou-se este domingo no centro de treinos de Las Rozas, em Madrid. O primeiro treino era aberto ao público. O jornal Marca escreve que as bancadas se encheram e de lá se escutaria: “Piqué, cabrón, fuera de la selección” ou “Piqué, España es tu nación”. Dispensa tradução. Lopetegui também foi apupado por convocar o central do Barcelona. Piqué não responderia, optando por sorrir para as bancadas.