Preços

Portagens vão ficar mais caras em 2018. Taxas podem aumentar até 1,42%

345

As taxas de portagem devem aumentar até 1,42% no próximo ano. As concessionárias de auto-estradas têm até dia 15 deste mês para entregar a proposta ao Governo.

As taxas de portagem vão aumentar até 1,42% no próximo ano, avançam o Jornal de Negócios e o Eco, que citam o índice de preços ao consumidor de outubro, divulgado esta segunda-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A taxa de inflação foi de 1,4% em outubro, de acordo com os dados revelados pelo INE, o que significa que as taxas de portagem podem aumentar até 1,24% — já que é excluído a habitação.

As concessionárias de auto-estradas — Brisa e Infraestruturas de Portugal — tem até dia 15 deste mês, a próxima quarta-feira, para entregar a proposta de atualização das taxas de portagem ao Governo e ao IMTT. Se a proposta for aceite, os novos preços entrarão em vigor a 1 de janeiro de 2018.

Os preços só serão atualizados nessa data, por cada troço de estrada, a partir da taxa que for aceite. Sabe-se à partida que, se os aumentos forem inferiores a 2,5 cêntimos, o preço manter-se-á inalterado, explica a mesma fonte.

Corrigida a variação da subida prevista das portagens em 2018.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site