O primeiro-ministro francês, Edouard Phillipe, está sob fogo em França depois de ter preterido um avião do Estado para voar num voo privado num luxuoso A340 até Tóquio que custou ao Estado francês 350 mil euros, avança o jornal francês Le Figaro.

O objetivo seria chegar mais rápido a Tóquio, onde se deslocava numa visita oficial, e assim não ter o Presidente e o primeiro-ministro fora do país em simultâneo, mas a decisão caiu mal e já está a ser fortemente criticada pela oposição.

Na viagem que fez a 5 de dezembro para o Japão, o primeiro-ministro francês e a sua equipa fretaram um voo num luxuoso A340 que custaria 350 mil euros aos cofres públicos franceses. Os Republicanos, partido à direita do En Marche! de Emmanuel Macron, dizem que este caso demonstra o quão desligado o poder político está do povo francês. “Este [caso] é símbolo da arrogância do poder face aos franceses porque Eduoard Phillipe não impõe a si mesmo o que impõe aos outros”, disse o vice-presidente do partido, Damien Abad, numa rádio francesa.

Adrien Quatennens, do partido França Insubmissa (da Esquerda francesa) disse que gastar “350 mil euros para ganhar duas horas de voo é chocante”. Mais à direita, Louis Aliot da Frente Nacional, ironizou dizendo que os minutos são caros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR