A maior feira de tecnologia do mundo, a CES, começou esta terça-feira em Las Vegas, nos EUA. Na apresentação do primeiro relatório da associação que organiza o evento — a Consumer Technology Association (CTA) — uma novidade em português: Portugal está entre os 13 campeões internacionais da inovação, ao lado de países como a Finlândia, Reino Unido, Suécia, EUA, Singapura, Canadá, República Checa, Áustria, Dinamarca e Nova Zelândia.

Entre os 12 itens avaliados, Portugal sobressaiu em quatro — liberdade (está entre os países com mais liberdade política e individual), drones (está entre os países onde está a nascer a melhor tecnologia para drones), arrendamento de curta duração (está entre os países com melhores condições para arrendar casa por pouco tempo) e ambiente (está entre os países com melhor qualidade de água e ar).

As outras características analisadas incluem a qualidade da banda larga, o ecossistema de empreendedorismo, o investimento em Inovação e Desenvolvimento, a diversidade, o capital humano, a partilha de carros e alojamento, enquadramento fiscal e carros autónomos. Foi a primeira vez que a CTA elaborou um relatório que avalia as políticas de vários países nestes 12 aspetos. Para realizar este estudo, a CTA selecionou 38 países.

CES 2018. O que esperar da maior feira de tecnologia do mundo

Até 12 de janeiro, as empresas presentes na CES vão mostrar as últimas novidades tecnológicas a distribuidores. Há mais de 50 anos que o evento acontece em Las Vegas. Foi lá que se anunciaram novidades como o gravador de cassetes, o DVD, as televisões plasmas ou os blu-rays.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR