Entre um tweet sobre a reunião (“ótima”) com os defensores do direito a ter armas de fogo (a NRA) e outro tweet sobre qual ator Donald Trump acha que melhor o imita, em comédia, o presidente dos EUA escreveu sobre um tema que está a deixar os mercados financeiros com os nervos em franja: o risco de “guerras comerciais” entre os principais blocos económicos. Donald Trump diz que há países que se estão a “armar em bonitinhos” e garante que uma “guerra comercial” seria algo “bom” e “fácil de ganhar”.
When a country (USA) is losing many billions of dollars on trade with virtually every country it does business with, trade wars are good, and easy to win. Example, when we are down $100 billion with a certain country and they get cute, don’t trade anymore-we win big. It’s easy!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 2, 2018
A partilha nas redes sociais por parte do presidente dos EUA vem na sequência do anúncio de que o país se prepara para aplicar taxas alfandegárias sobre as importações de alumínio e aço.
“Quando um país (os EUA) está a perder vários milhares de milhões de dólares no comércio com praticamente todos os países com quem tem relações comerciais, as guerras comerciais são boas, e fáceis de ganhar”, escreveu Donald Trump, acrescentando: “por exemplo, quando estamos a perder 100 mil milhões com um certo país e ele se arma em bonitinho, a solução é simples, deixa-se de fazer comércio — e saímos vencedores. É fácil”.
Previsivelmente, os mercados financeiros que estão a negociar a esta hora estão a ressentir-se desta declaração através da rede social favorita do presidente norte-americano. O índice bolsista de Londres está a cair cerca de 1% e o PSI-20, em Lisboa, não escapa à tendência negativa geral: desce 1,6%. A abertura da bolsa nova-iorquina também se prevê que seja muito negativa.
O anúncio de ontem já motivou reações por parte de vários responsáveis políticos mundiais. Um porta-voz do governo de Moscovo disse que via com “extrema preocupação” o anúncio de Trump e garantia que iria “acompanhar de muito perto” esta situação. O ministro do Comércio da Austrália alertou que “decisões como esta podem levar a que sejam tomadas medidas retaliatórias por outros países. Isto não é bom para ninguém”.
Também na Europa já houve reações. Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, garantiu que irá “reagir com firmeza” à decisão de Donald Trump.
Minutos depois, Trump voltou ao tema: “Temos de proteger o nosso país e os nossos trabalhadores. A nossa indústria siderúrgica está em más condições. SE NÃO TIVERMOS AÇO, NÃO TEMOS UM PAÍS”.
We must protect our country and our workers. Our steel industry is in bad shape. IF YOU DON’T HAVE STEEL, YOU DON’T HAVE A COUNTRY!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) March 2, 2018