Logo Observador
  1. 10 imagens inéditas, 10 frases. O adeus a Maria Barroso
    07 Julho 20153.989
    "Valeu a pena ter vivido", disse Maria Barroso quando fez 90 anos. Mostramos 10 imagens inéditas e 10 frases que marcaram a sua vida. Utilize as setas do teclado para avançar e recuar na fotogaleria.
    Utilize as setas do teclado
    Sara Otto Coelho
  2. Diário de Notícias, 2004

    "Era uma vida dura, mas valeu a pena, porque fortaleceu em nós um amor muito grande à democracia."

    Foto: ©Clara Azevedo
  3. Diário de Notícias, 2004

    "Sinto que não poderia ter-me apaixonado por uma pessoa que não estivesse na mesma via em que me encontrava. Eu tinha outros colegas extraordinariamente interessantes, muito inteligentes, muito interessadas pela cultura, pela poesia, pela música, pelo teatro, mas achava que era muito mais importante o interesse pela modificação da sociedade em que vivíamos."

    Foto: ©Clara Azevedo
  4. Jornal de Negócios, 2010

    "Gosto muito de sê-lo, mas não sou só a mulher do Mário Soares. Quando o conheci já tinha a minha presença e o meu nome próprio na Faculdade de Letras."

    Foto: ©Clara Azevedo
  5. Rádio Renascença, 1999

    “Nunca quis que os meus filhos odiassem ninguém, mesmo quando assistiam a cenas terríveis como era ver o pai através de duas redes, a um metro de distância. Era como ver um animal numa jaula. Nunca os incentivei ao ódio. Disse-lhes sempre que o que é preciso é que ninguém, seja quem for, passe por uma situação semelhante. E isto passou para eles porque não era só o que eu dizia, era também o que eu fazia."

    Foto: ©Clara Azevedo
  6. Jornal de Negócios, 2010

    "... Nos momentos difíceis é preciso que as pessoas dêem as mãos e procurem aquilo que as pode unir para vencerem as dificuldades. Porque, caso se guerreiem e agridam, não vão a parte nenhuma. Pelo contrário. Acrescem as dificuldades."

    Foto: ©Clara Azevedo
  7. "Cartas a Mário Soares 1961-1974"

    “A vida é uma coisa de tal modo complexa que eu, muitas vezes, me pergunto se vale a pena andarmos para aqui a representarmos a comédia da felicidade. O coração dos homens é demasiado pequeno para conter o amor verdadeiro que é grande e duradoiro, não achas? Portanto há que vê-lo nas suas pequenas dimensões e não fazer exigências a que ele não poderá corresponder.”

    Foto: ©Clara Azevedo
  8. Jornal i, 2015

    "... Só penso no passado para ver o que não fiz e ainda posso fazer. Gosto de me projetar no futuro, de ajudar os mais novos e de seguir o que se passa, o que se diz, o que se pensa."

    Foto: ©Clara Azevedo
  9. Joaquim Vieira, "Mário Soares, uma vida", Esfera dos Livros, Lisboa, 2013

    “Quando a história é contada depois, as mulheres ficam na sombra. Mas, quando lutam, estamos ao lado deles”.

    Foto: ©Clara Azevedo
  10. Jornal i, 2015

    "... Gosto, sempre gostei, de me dar com todas as pessoas independentemente de serem de direita ou esquerda, crentes ou ateus. O que tinha como preocupação é que fossem pessoas recheadas de valores, gente guiada por esses valores."

    Foto: ©Clara Azevedo
  11. Jornal i, 2015

    "Valeu a pena ter vivido. Apesar de todas as contrariedades, de todos os revezes, de todas as encruzilhadas. Passei tempos muito difíceis quase desde que nasci. Mas acreditei sempre."

    Foto: ©Clara Azevedo