Explicador

O que está em causa na Autoeuropa. Conflito laboral ou guerra sindical?

Agosto 201730 Agosto 2017581
Ana Suspiro

Quem convocou a greve?

Pergunta 5 de 13

A greve foi convocada pela comissão de trabalhadores da Autoeuropa depois do pré-acordo alcançado com a administração da empresa ter sido chumbado num referendo realizado há cerca de um mês.

Três quartos (74,8%) dos trabalhadores da Autoeuropa rejeitaram o pré-acordo alcançado com a administração da empresa para a implementação dos novos horários por turnos, que obteve apenas 23,4% de votos favoráveis num universo de 3.472 votantes. O pré-acordo tinha sido obtido pela própria comissão de trabalhadores cujo coordenador, Fernando Sequeira, se demitiu depois desta votação feita por referendo, com voto secreto depositado em urna.

O sindicato mais ativo na rejeição do novo horário de trabalho e na promoção da greve tem sido o SITE Sul (Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente), afeto à CGTP.

O SITE Sul, tal como a Fiequimetal (Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Elétricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Minas), estão representados na comissão de trabalhadores e votaram contra o pré-acordo obtido com a administração e apoiaram a convocação da primeira greve da história da empresa. Esta greve foi confirmada nos plenários de trabalhadores realizados esta segunda-feira, onde a votação é feita de braço no ar.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site