Desemprego

Desemprego

Desempregados com subsídio a níveis de 2002

Número de beneficiários com prestações de desemprego foi de 185.473 em agosto, menos 14,3% face ao mesmo mês do ano passado e menos 1,9% comparando com o mês anterior.
Desemprego

Número de desempregados no IEFP cai 16% em agosto

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 16,1% em agosto, face ao mesmo mês do ano passado. O número de casais desempregados também desceu.
Subsídio de Desemprego

Jerónimo está confiante no fim do corte de 10%

Jerónimo de Sousa acredita que os desempregados não vão ser contemplados com o corte de 10% no subsídio no próximo Orçamento. O líder do PCP diz que "houve uma abertura" por parte do Governo.
Emprego

UE. Portugal com 2º maior crescimento do emprego

A taxa de emprego aumentou, no segundo trimestre e em termos homólogos, 1,6% na zona euro e 1,5% na União Europeia, com Portugal a registar a segunda maior subida (3,6%) entre os 28.
Desemprego

Desemprego mantém-se nos 9,1% em julho

A estimativa provisória de junho foi revista em alta de 9% para 9,1% e a estimativa para julho aponta para uma manutenção desta taxa em julho. Número de desempregados aumenta pela primeira em um ano.
Desemprego

BE e PCP exigem fim do corte no subsídio

Bloco e comunistas querem acabar com corte de 10% no subsídio de desemprego ao fim de seis e incluir a medida já no Orçamento para 2018. PS alega que é preciso avaliar impacto financeiro.
Mercado de Trabalho

'Desemprego real' é quase o dobro do conhecido

6.600
O INE juntou pela primeira vez as pessoas que contam para a taxa de desemprego e as que ficam de fora, por inatividade ou subemprego. A conclusão? São mais de 900 mil, quase o dobro da taxa oficial.
Desemprego

Taxa de desemprego cai para 8,8%

399
Segundo o INE, a taxa de desemprego caiu de 10,1% para 8,8%, a mais baixo em mais de oito anos. Há mais emprego para os menos qualificados. Emprego na agricultura e Pescas sobe mais de 10%.
Estados Unidos da América

EUA. Subsídios de desemprego em mínimos de 40 anos

Os novos pedidos de subsídio de desemprego nos Estados Unidos diminuíram na semana que terminou a 29 de julho, para 240 mil, face à semana anterior, situando-se em mínimos nos últimos 40 anos.
Desemprego

Novos incentivos à contratação entram em vigor

Novo regime de incentivos à contratação de jovens à procura do primeiro emprego e de desempregados de longa duração entra esta terça-feira em vigor.
Eurostat

Taxa de desemprego volta a recuar na Europa

Desemprego voltou a baixar, em junho, nas médias da zona euro e da União Europeia, segundo o Eurostat. O país a registar menor taxa de desemprego entre as pessoas com menos de 25 anos foi a Alemanha.
Desemprego

Quatro bancos perderam cerca de 800 trabalhadores

Cerca de 800 trabalhadores saíram este ano de quatro dos principais bancos que operam em Portugal. O maior número de saídas, no primeiro semestre, aconteceu no Novo Banco.
Desemprego

Desemprego mais baixo em quase nove anos

1.004
A taxa de desemprego terá caído para os 9% em junho. Ainda que a estimativa seja provisória, este é o valor mais baixo desde novembro de 2009, avança o INE.
Espanha

Desemprego em Espanha desce no 2.º trimestre

A taxa de desemprego em Espanha diminuiu para 17,22%, com o país a ter menos 340.700 pessoas à procura de emprego.
Desemprego

Limite a cortes no subsídio custou 1,8 milhões

O 'travão' no corte de 10% nos subsídios de desemprego pagos há mais de 180 dias custou 1,8 milhões de euros no primeiro mês em vigor, segundo a síntese de execução da Segurança Social de junho.
Luís Marques Mendes

INE acusa Marques Mendes de antecipação falsa

235
Instituto Nacional de Estatísticas reagiu à divulgação antecipada feita pelo comentador este domingo sobre a taxa de desemprego de 9,4% em maio. E garante que o número já tinha sido divulgado.
Desemprego

Desempregados inscritos desce 18,3% em junho

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego continuou a descer em junho, com menos 18,3% do que em igual mês de 2016, abrangendo 418.189 pessoas.
Fact Check

Fact Check/ Foram criados 175 mil empregos desde 2016?

O primeiro-ministro garante que no último ano e meio foram criados mais de 175 mil postos de trabalho. Será que é isso que dizem os dados do INE ou Costa empolou os números da criação de emprego?
OCDE

Desemprego mantém-se nos 5,9% na OCDE

Na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico o desemprego manteve-se nos 5,9% em maio. Portugal ocupa o quinto lugar na lista dos países com menos emprego.
Economia

Antes do debate, qual é o estado da nação?

Portugal tem menos défice e menos desemprego e a atividade económica está a crescer mais, mas a dívida pública continua a subir e a taxa de poupança das famílias está em mínimos históricos.
BCE

Especial/ "Ainda temos empregos, são é empregos diferentes"

115
Em entrevista ao Observador, os economistas David Autor e Anna Salomons dizem que os robôs não nos roubaram empregos, mas quem tem menos qualificações está cada vez pior e deve ser apoiado.
Governo

Descida do desemprego reflete recuperação do país

O ministro do Trabalho, Vieira da Silva, afirmou que a nova descida da taxa de desemprego é "a constatação" que a recuperação da economia e do emprego se está "a concretizar a um ritmo significativo".
Desemprego

Desemprego voltou a descer em abril e maio

O INE reviu em baixa de 0,3 pontos percentuais a taxa de desemprego de abril para 9,5%, o valor mais baixo desde dezembro de 2008, estimando para maio uma nova descida para 9,4%.
Desemprego

Número de desempregados recua 19,2% em maio

O número de desempregados baixou 19,2%, face a igual mês de 2016. Os últimos números revelam que estão inscritas 432.274 pessoas nos centros de desemprego.
Desemprego

Beneficiários do desemprego diminuem 13,7%

A Segurança Social pagou prestações de desemprego a 200.786 beneficiários em maio, menos 32.061 (-13,7%) do que no período homólogo de 2016 e 10.645 (-5%) face a abril.
OCDE

Desemprego mantém-se nos 5,9%

O desemprego no conjunto dos países que integram a OCDE manteve-se nos 5,9% em abril, com Portugal no quarto lugar na lista dos países com mais desemprego.
Trabalho

Emprego. Salário mínimo sem impacto negativo

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social considerou que a subida do salário mínimo em 2017 não condicionou o crescimento de emprego no primeiro trimestre do ano.
CGTP

Desemprego. CGTP recusa corte de 10% nos subsídios

A GCTP-IN defendeu que a redução de 10% no montante dos subsídios de desemprego após 180 dias de concessão deve ser revogada relativamente "a todos os subsídios independentemente do seu valor".
Subsídio de Desemprego

"Travão" impede descida do subsídio de desemprego

Cerca de 130 mil desempregados vão deixar de receber um subsídio inferior a 421,32 euros, com a entrada em vigor de uma alteração legislativa que impede o pagamento abaixo desse valor.
Brasil

Desemprego no Brasil cai pela 1.ª vez desde 2014

A taxa de desemprego no Brasil desceu pela primeira vez desde 2014, fixando-se em 13,6% em abril, traduzindo 0,1 ponto percentual abaixo do valor de março.
Desemprego

Desemprego: taxa estabiliza em 9,8%

Estatísticas confirmam que taxa de desemprego em março estabilizou em 9,8%, depois deste valor ter ficado abaixo de 10% em fevereiro. Taxa deve manter-se em abril.
IEFP

Número de casais inscritos no IEFP baixa 17,8%

O número de casais em que ambos os cônjuges estão inscritos nos centros de emprego desceu 17,8% em abril em termos homólogos e 3,6% face a março, para 9.982.
Desemprego

IEFP. Número de desempregados volta a cair

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 19,9% em abril, face a igual mês de 2016, para 450.961 pessoas, representando a maior redução desde que há registo.
Papa Francisco

Papa: Desemprego "assumiu proporções dramáticas"

Francisco considerou que o desemprego é uma situação"muito grave" e pediu que fosse enfrentada "com sentido de justiça entre as gerações e de responsabilidade para o futuro".
Desemprego

Número de prestações de desemprego cai 13%

A Segurança Social pagou em abril deste ano prestações de desemprego a 211.431 beneficiários, mais 173 beneficiários (0,10%) do que em março, mas menos 30.738 (12,7%) face a abril de 2016.
Reino Unido

Taxa de desemprego no Reino Unido cai

A taxa de desemprego no Reino Unido desceu para 4,6% no final de março, o nível mais baixo desde 1975, anunciou a agência de estatística britânica, esta quarta-feira.
Angola

Angola está a criar menos empregos desde 2014

A economia angolana está a criar menos empregos desde o pico de mais de 306 mil atingido no ano de 2014, segundo os dados mais recentes divulgados pelo MAPTSS.
OCDE

Desemprego na OCDE baixa para 6%

O desemprego no conjunto dos países que integram a OCDE diminuiu uma décima, para 6%, em março, com Portugal a baixar para o quinto lugar na lista dos países com mais desemprego.
Desemprego

Desemprego cai para 10,1% no primeiro trimestre

A taxa de desemprego diminuiu de 10,5% para 10,1% no primeiro trimestre do ano, avança o Instituto Nacional de Estatística, o valor mais baixo dos últimos oito anos.
Instituto Nacional Estatística

INE divulga descida da taxa de desemprego

O Instituto Nacional de Estatística (INE) deverá anunciar esta quarta feira mais uma descida da taxa de desemprego no primeiro trimestre deste ano, segundo analistas contactados pela agência Lusa.
Desemprego

Previsão da taxa de desemprego abaixo dos 10%

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, disse esta terça-feira que a taxa de desemprego deverá ficar abaixo dos 10% no primeiro trimestre deste ano.
Desemprego

Desemprego deve baixar de novo

A taxa de desemprego no primeiro trimestre deverá ter voltado a baixar face a igual período do ano passado, segundo estimativas dos analistas.
Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo otimista com descida da taxa de desemprego

Marcelo Rebelo de Sousa reage com otimismo à descida da taxa de desemprego, divulgada pelo Eurostat. Para Marcelo, "parece confirmar-se o crescimento económico" e a criação de emprego em Portugal.
Desemprego

Desemprego. A segunda maior descida em março

Portugal teve a segunda maior descida homóloga da taxa de desemprego em março. A taxa recuou tanto na zona euro quanto no conjunto dos 28 Estados-membros da União Europeia, conclui o Eurostat.
Desemprego

Taxa de desemprego enche Costa "de satisfação"

O primeiro-ministro, António Costa, diz que a taxa de desemprego abaixo dos 10%, pela primeira vez em muitos anos, "é o teste de algodão para o sucesso" das políticas do seu Governo.
Desemprego

Desemprego volta a ficar abaixo de 10%

136
Taxa de desemprego volta a cair em março e mantém-se abaixo dos 10% pelo segundo mês consecutivo, adianta o INE. Este é o valor mais baixo desde fevereiro de 2009.
Fact Check

Fact Check/ Esta é a maior queda do desemprego desde 1989?

Ministro das Finanças disse no Parlamento que o desemprego caiu em 2017 como não acontecia "desde que há registos". Mais: que a queda do desemprego está ao nível de 2009. Fomos ver se era mesmo assim.
Segurança Social

Prestações de desemprego caem 15,8% em março

A Segurança Social pagou em março deste ano prestações de desemprego a 211.258 beneficiários, menos 6.924 beneficiários (3,2%) do que em fevereiro e menos 39.758 (15,8%) face a março de 2016.
Estados Unidos da América

EUA. Baixo nível de desemprego aumenta salários

Um relatório da Reserva Federal norte-americana revelou um baixo nível de desemprego nos Estados Unidos e, consequentemente, um aumento salários.
Desemprego

Desemprego com maior redução de sempre

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 18% em março, face a igual mês de 2016, para 471.474 pessoas, representando a maior redução em termos homólogos desde que há registo.
Desemprego

Governo acha possível taxa de emprego de 75% 

O Governo prevê cumprir uma das metas do Programa Nacional de Reformas que passa por atingir uma taxa de emprego de 75% na população entre os 20 e os 64 anos, até 2020.
Desemprego

Um em cada 10 diplomados sem emprego um ano depois

Um em cada 10 licenciados, que terminaram o curso em 2015, estavam desempregados um ano depois, a maioria das áreas das Ciências Sociais e do Comportamento, Arquitetura e Engenharias.
Eurostat

Portugal com 2ª maior queda da taxa de desemprego

1.197
Só em Espanha o desemprego caiu mais entre fevereiro de 2016 e fevereiro de 2017. Taxa em Portugal desceu de 12,2% para 10%, segundo o Eurostat. Ainda assim, é a quarta maior taxa da zona euro.
Desemprego

BCE. Salário mínimo elevado está a travar emprego

498
Num relatório que analisa o desemprego em Portugal, a chefe de missão pelo BCE defende que as subidas do salário mínimo (em relação ao salário médio) estão a fazer aumentar o desemprego no país.
Brasil

Desemprego no Brasil bate recorde

O desemprego no Brasil bateu um novo recorde e subiu para 13,2% no trimestre de dezembro a fevereiro, segundo dados divulgados esta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Desemprego

Desemprego cai para 10% no início do ano

Estimativas publicadas esta manhã pelo INE confirmam que taxa terá descido para 10,1% em fevereiro, o valor mais baixo desde março de 2009 e próximo da barreira histórica dos dois dígitos.
Desemprego

Desemprego. Inscritos no IEFP com a maior queda 

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego baixou 15,3% em fevereiro, face a igual mês de 2016, para 487.629 pessoas, representando a maior redução em termos homólogos desde que há registo.
Segurança Social

Número de prestações de desemprego cai 16,4%

A Segurança Social pagou em fevereiro prestações de desemprego a 218.182 beneficiários, menos 3.884 beneficiários (-1,7%) do que em janeiro e menos 42.083 (-16,4%) face a fevereiro de 2016.
Desemprego

OCDE. Desemprego mantém-se em 10,2% em janeiro

Taxa de desemprego em Portugal manteve-se nos 10,2% em janeiro. Desemprego na zona euro também não sofreu alterações. Ainda há 5,7 milhões de desempregados que antes da crise.
Desemprego

Subsídio de desemprego não deve ser menor que IAS

O PS pediu ao Governo para garantir que o corte de 10% aplicado ao subsídio de desemprego não faça com que a prestação desça abaixo do Indexante de Apoios Sociais, ou seja, dos 421,32 euros.
Desemprego

Beneficiários de prestações de desemprego cai 1,6%

A Segurança Social pagou em janeiro prestações de desemprego a 222.066 beneficiários, o que corresponde a menos 2.423 beneficiários (-1,6%) face a dezembro de 2016.
Desemprego

Desemprego baixa para 11,1% em 2016

135
Desemprego acaba o último trimestre do ano nos 10,5%, permitindo que o valor anual seja inferior à previsão melhorada que o Governo fez em outubro.
Desemprego

INE divulga taxa de desemprego de 2016

O Instituto Nacional de Estatística vai divulgar esta quarta-feira as estatísticas do desemprego relativas ao quarto trimestre de 2016 e a taxa anual de desemprego do ano passado.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site