O Presidente da República está na China e escolheu o local para fazer um balanço dos três anos de programa de ajustamento: “Passam exatamente três anos, amanhã [sábado], que nós assinámos este acordo. Penso que recuperámos a confiança dos nossos parceiros e dos mercados internacionais. O resultado da execução do acordo começa a aparecer” e, segundo o Presidente, é “estimulante”, em declarações num seminário empresarial em Pequim.

Depois de referir que “na sequência da crise internacional de 2008, Portugal comprometeu-se com um reforço das reformas económicas, financeiras e internacionais”, o Presidente da República considerou que o país tem hoje “uma economia mais competitiva, mais sustentável e mais integrada nos mercados globais.”

“Consideramos que os sinais que têm vindo a surgir são positivos”, acrescentou. As declarações do Presidente surgem depois de terem sido esta quinta-feira conhecidos os dados do Instituto Nacional de Estatística que mostram um abrandamento do crescimento da economia. Dados que foram aproveitados pela oposição para criticar a estratégia do Governo.

Ainda nas declarações sobre a economia, o Presidente lembrou que “as taxas de juro da dívida portuguesa têm vindo a baixar significativamente desde meados de 2013″, mas, advertiu, :”É essencial manter o ritmo das reformas”.

O presidente português termina no domingo em Macau uma visita de uma semana à China, a primeira de um chefe de Estado português desde 2005.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR