O Google recebeu 12 mil pedidos de pessoas que querem ser “esquecidas”, ou seja, retiradas das pesquisas na internet, no primeiro dia em que o serviço foi oferecido pelo motor de buscas, divulgou um porta-voz da empresa na Alemanha.

Os pedidos, submetidos na sexta-feira, foram enviados depois que o Google colocou um formulário online que permite aos usuários europeus solicitarem a remoção dos seus dados das pesquisas na Internet. O número confirma as estimativas realizadas pelo jornal alemão Der Spiegel e que foram difundidas por outros meios de comunicação social.

Em maio, o Tribunal de Justiça Europeu decidiu que as pessoas têm o direito de ter as suas informações retiradas das pesquisas em determinadas circunstâncias, sobretudo se os dados estiverem desatualizados ou incorretos. O Google disse que cada pedido seria examinado individualmente para avaliar se corresponde aos critérios estabelecidos. O gigante norte-americano recusou-se a estimar quanto tempo pode levar para que os “links” desapareçam, dizendo que vários fatores podem afetar o resultado do trabalho a ser realizado.

A decisão sobre o direito a ser “esquecido” ao mesmo tempo que uma crescente preocupação na Europa sobre a capacidade de proteção dos dados pessoais na Internet.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR