“Antes das cerimónias, está planeado um encontro com a chanceler Merkel, na sexta-feira de manhã”, disse o assessor do presidente Iuri Ushakov, citado pela agência noticiosa russa Ria Novosti. O presidente francês François Hollande convidou Putin para as comemorações do 70.º aniversário da invasão da Normandia pelos Aliados, em 1944, e às quais vão assistir também o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o chefe de Estado eleito da Ucrânia, Petro Porochenko.

Putin e Merkel falaram hoje ao telefone e “trocaram pontos de vista sobre a Ucrânia”, afirmou o Kremlin num comunicado. “O Presidente russo e a Chanceler alemã falaram sobre o desenvolvimento de medidas coordenadas para acalmar a crise”, acrescentou. Os responsáveis vão também debater as negociações que estão a decorrer entre a Rússia, a União Europeia e a Ucrânia, depois de Moscovo ter ameaçado cortar o fornecimento de gás que Kiev não paga, disse, sem pormenores.

Putin parte para França na quinta-feira, onde terá um jantar com Hollande no palácio do Eliseu. O chefe de Estado russo deverá também manter conversações com o primeiro-ministro britânico, David Cameron, na sexta-feira, na Normandia.

Ushakov afirmou que, até ao momento, não está previsto qualquer encontro de Putin com Obama, na sexta-feira, de acordo com a Ria Novosti.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR