Em fevereiro de 2013, o Telegraph, entre outros, dava ao mundo a notícia: os stilettos brancos faziam um corajoso regresso ao quotidiano feminino. Para o Huffington Post, por sua vez, os sapatos de cor branca permanecem um clássico sem meio nem vontade de passar de moda e que, agora, estão em alta na primavera de 2014. É uma das tendências top da estação e pode estar a “caminhar” a passos largos para os dias mais soalheiros de verão.

A espanhola Glamouratis confirma a moda. Porém, questiona-se: “Foleiro ou fashion?”. Certamente que caberá à decisão individual de cada uma, mas não há como negar a sua presença nas ruas. Os sapatos brancos estão a viver momentos de puro sucesso e já se converteram nos preferidos das celebridades e das designadas hit girls. Mas quando se fala de aplicá-los no dia a dia, é importante saber como usá-los. Uma coisa é certa: pode correr muito bem ou muito mal.

Australian actress Nicole Kidman poses during a photocall for the film "Grace of Monaco" at the 67th edition of the Cannes Film Festival in Cannes, southern France, on May 14, 2014.   AFP PHOTO / VALERY HACHE        (Photo credit should read VALERY HACHE/AFP/Getty Images)

A atriz Nicole Kidman no Festival de Cannes, em 2014 – VALERY HACHE/AFP/Getty Images

A publicação enumera, por isso, algumas regras básicas de como os calçar e parecer bem. Ponto número um? Se o calçado é branco, as pernas não o podem ser. Isto é, a pele deve estar, pelo menos, ligeiramente bronzeada. É caso para passar algumas horas na praia e, depois, arrasar nas passarelas urbanas. À falta de tempo, aconselha-se um bronzeador.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Se são brancos, qualquer mancha no par de sapatos vai dar nas vistas – não queremos isso, pois não? O ideal é permanecer atenta e confirmar se estes estão limpos ao pormenor. “Parece tontice, mas é fundamental neste caso, porque devem estar sempre reluzentes”, diz Carmen Olalla, da Glamouratis.

O branco tem sido a cor que mais adeptas tem ganho nesta primavera, seja para mostrá-lo no quotidiano ou no escritório. Mas o mais difícil é, muito provavelmente, saber como combinar os coordenados. Looks totais em branco são uma aposta segura, mas nem todas as mulheres têm o perfil para tal. Outra solução, é sobrepor o tom em causa com outro mais forte. O amarelo é uma (boa) opção.

attends "Decades of Glamour" presented by BVLGARI on February 25, 2014 in West Hollywood, California.

A atriz Kate Hudson, 2014 – Jason Merritt / Getty Images

A ideia é “derrotar” os preconceitos e usar bem os sapatos, sejam eles sandálias, pumps ou cunhas. A Vogue brasileira avisa, com antecedência, que o calçado em questão é uma tendência para o inverno de 2014. Apesar de a moda ter demorado a pegar, dezenas de versões do sapato “pintado” de branco invadiram as passarelas de Nova Iorque, Londres, Milão e Paris, para anunciar as tendências que vão marcar a temporada de inverno que se avizinha.

Do lado da fronteira masculina, não há nada que desmotive o tom branco a irromper pelo armário a dentro. A Esquire salienta os ténis brancos como um complemento fundamental para a moda masculina. Intemporal, casual e versátil, são os fatores-chave apresentados.