O português João Sousa caiu uma posição no “ranking” mundial de ténis, surgindo hoje no 48.º lugar, dois dias depois de ter garantido uma vaga no quadro principal do torneio holandês de Rosmalen.

Na preparação para o torneio de Wimbledon, terceiro “Grand Slam” da época, que começa a 23 de junho, João Sousa foi afastado na última semana pelo suíço Roger Federer, que viria a levantar o troféu, na segunda ronda do torneio alemão de Halle.

Após o desaire com o antigo número um mundial, João Sousa “transferiu-se” de imediato para Rosmalen com o objetivo de conseguir, via “qualifying”, a presença no quadro principal, o que veio a suceder.

Ainda entre os portugueses, Gastão Elias reforçou a condição de número dois nacional com a subida de 14 “degraus” na hierarquia, aparecendo esta semana a quatro posições “top-150” (154.º), uma promoção explicada pela presença na final do “challenger” de Blois, em França.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

No topo da classificação mundial, o comando continua nas mãos do espanhol Rafael Nadal, com os mesmos 170 pontos de vantagem sobre o sérvio Novak Djokovic.

Em femininos, e tal como no circuito do ATP, a parte de cima da classificação, que continua sob a liderança da norte-americana Serena Williams, não sofreu alterações entre as 10 primeiras.

Logo a seguir, aparece a sérvia Ana Ivanovic, que “saltou” do 13.º para o 11.º lugar depois do triunfo no torneio de Birmingham, a primeira vitória da carreira em superfície de relva.

As duas portuguesas melhor cotadas sofreram uma “valorização” nas listas publicadas hoje, mesmo sem terem jogado na última semana. Michelle Larcher de Brito aparece agora na 104.ª posição, uma acima no comparativo da semana passada, enquanto Maria João Koehler é a atual número 216 (subida de dois lugares).