O Millennium BCP vai fazer um aumento de capital até 2.250 milhões de euros, de acordo com um comunicado publicado nesta terça-feira no site da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Na sequência de uma reunião do conselho de administração que decorreu durante a tarde de hoje, os responsáveis do banco decidiram lançar uma oferta pública de subscrição (OPS) reservada a acionistas e a investidores que decidam adquirir direitos de subscrição das novas ações.

Na operação, serão emitidas 34.487.542.355 ações sem valor nominal, com o preço de subscrição fixado em 0,065 euros por cada título que, segundo o comunicado da instituição financeira, corresponde a um desconto que ronda 34% “face ao preço teórico ajustado (…) calculado com base no preço de fecho das ações [do] BCP na Euronext Lisbon em 24 de junho de 2014”. Cada ação antiga detida pelos investidores dará direito a sete ações novas.

Sobre o calendário de concretização do aumento de capital, o BCP afirma ser intenção “dar início a esta oferta no mais breve prazo”. O objetivo do banco, liderado por Nuno Amado, é o de “afetar as receitas” obtidas “ao reembolso dos instrumentos de capital híbrido subscritos pelo Estado no montante de 1.850 milhões de euros, deixando 750 milhões por reembolsar, o que o Millennium bcp tenciona fazer até ao início de 2016, sujeito a aprovação regulatória”.

O BCP celebrou um acordo de tomada firme e de colocação das novas ações com “um sindicato de bancos” que inclui o Deutsche Bank, J.P. Morgan, Goldman Sachs International, UBS Investment Bank, Credit Suisse, Mediobanca, BBVA, Banco Santander, Nomura e Société Générale.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR